Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação

História do PET-CC

O PET Informática, que em seu primórdio era chamado de Programa Especial de Treinamento, teve seu início em agosto de 1994. Os professores que implantaram o programa foram Felipe Müller, Marcos D’Ornellas e Cláudio Lobato (professores do quadro docente do curso de Informática da UFSM) e logo a primeira seleção de bolsistas ocorreu onde foram selecionados quatro alunos para ingressar no grupo. No ano seguinte, outros quatro alunos foram selecionados para o programa e, em 1996, com a entrada de mais quatro alunos, o PET Informática começou a consolidar-se como um grupo forte e coeso.

Em 1997, os primeiros alunos a entrar no PET Informática formaram-se e a primeira seleção de substituição de bolsistas ocorreu. Neste mesmo ano, o grupo passou a receber o reconhecimento do corpo discente do curso, conforme avaliações da época.

Em 1998, ocorreram cortes de verbas para os grupos de todo o Brasil e muitos integrantes foram até Brasília marchar contra os cortes em uma mobilização nacional. Ainda neste ano, o PET Informática juntamente com o Diretório Acadêmico da Informática (DAINFO) idealizaram e organizaram a I Semana Acadêmica do Curso de Informática (I SACI) que dura até os dias de hoje com o nome de Semana Academia da Informática.

No ano 2000, o Curso de Informática assumiu o nome de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Com isso, o PET Informática foi renomeado para PET Ciência da Computação (PET-CC), para manter a coerência com o novo nome do curso. Isto se deu devido a divisão dos cursos de Informática em nível nacional para os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Licenciatura em Computação.

Em 2009, o PET-CC foi o idealizador do projeto Clube de Programação de Santa Maria, que visava ensinar linguagens de programação para alunos do Ensino Médio. Este projeto tinha como principal característica aumentar o ingresso de alunos no Curso de Ciência da Computação. Atividades como essa sempre estiveram presentes no grupo, desde sua criação, como a intitulada “acesso a computação por mais pessoas”, onde o foco era a alfabetização digital.

Em 2014, ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria o XIX ENAPET, que é o encontro nacional dos grupos PET de todo Brasil. O PET-CC auxiliou na organização do evento juntamente com todos os outros grupos da UFSM. No mesmo ano, o grupo viajou para Porto Alegre a fim de conhecer outras instituições de ensino superior e um grupo PET da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Desde sua criação, o grupo PET-CC já contou com 5 tutores, sendo o primeiro o professor Felipe Martins Muller, que participou do grupo entre os anos de 1994 até 1999, ano em que a professora Oni Reassilvia de Almeida Oliveira Sichonany assumiu a tutoria. Após sua saída em 2007, a professora Andréa Schwertner Charão liderou o grupo até 2010. O professor Marcos Cordeiro d’Ornellas participou como tutor entre os anos de 2010 à 2014.

Atualmente, o tutor do grupo é o professor Giovani Rubert Librelotto, desde o início de 2015. Durante esses 21 anos, já passaram pelo grupo mais de 110 alunos, entre eles está a ex-tutora do PET-SI, Deise de Brum Saccol, que participou como petiana durante os anos de 1995 à 1999. Além dela, outros ex-petianos são atualmente professores na UFSM, em cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Arquivologia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Informática desta e de outras instituições.

Revisores do histórico do PET-CC realizado em 2015:

Giovani Rubert Librelotto, Alcides Gonçalves Lopes Junior, Brenda Salenave Santana, Eric Tomas Zancanaro, Flavio Paulus Franzin, Gabriel Costa Backes, Guilherme de Freitas Gaiardo, Guilherme Peripolli dos Santos, Jhillian Bianchi, Leonardo de Abreu Schmidt, Lucas Gonçalves Bonilla, Lucas Saibt Real, Paulo Vinicius Cardoso, Rafael Holzschuh de Araujo, Ricardo Silveira Rodrigues, Rômulo Marconato Stringhini, Vinicius Fulber Garcia.

Fotos do PET-CC