Falhas na comunicação
A falha na comunicação pode ser determinada por situações tanto do profissional quanto do familiar ou da criança. A comunicação sequer inicia quando os familiares não desejam que a criança saiba, ou quando o profissional se abstém de comunicar devido à não concordância dos familiares.
É importante considerar que, diante dessa falha, a criança pode aprender sobre seu diagnóstico de maneira indireta ou não intencional, como quando acidentalmente lê anotações dos profissionais ou dos medicamentos; ouve comentários sobre a doença; associa conteúdo da escola ou das mídias com seus sintomas ou tratamento; ou é comunicada por terceiros.
Além da descoberta acidental, há a subjetividade das relações. Mesmo quando se consegue estabelecer todos os cuidados objetivos para evitar a comunicação à criança e manter o segredo na família e nas consultas, a criança percebe que algo não está sendo dito, principalmente pela da comunicação não verbal, mesmo que não saiba o que está sendo omitido. Esclareça isso aos familiares para encorajá-los a comunicar e evitar essa falha.
A principal causa de falha é o não reconhecimento de que a criança tem o direito de saber seu diagnóstico.