Comunicação e Tecnologia
A era digital transforma a maneira como produzimos, circulamos e nos relacionamos com os conteúdos. Conceitos como multimídia e hipermídia ampliam as possibilidades de narrativas e mostram como diferentes linguagens se cruzam nas telas, gerando experiências interativas e imersivas. Ao mesmo tempo, plataformas e algoritmos passam a moldar o que vemos, lemos e compartilhamos, impondo novas dinâmicas de apropriação e circulação de narrativas que influenciam comportamentos, discursos e modos de conexão nas redes.
Nesse contexto, a cibercultura surge como um espaço participativo, que desafia modelos tradicionais de comunicação e traz novas formas de interação e construção de sentido. As sociabilidades digitais se tornam um campo com muitas possibilidades de análise, revelando como pessoas de diferentes tempos, lugares e ideologias se encontram e validam práticas culturais mediadas por comunidades virtuais.
A reconfiguração tecnológica também transforma a relação entre público e mídia, estimulando o surgimento de consumidores mais ativos, engajados e produtores de conteúdo, os chamados prosumers. Essa nova dinâmica ressignifica vínculos, reformula audiências e propõe discussões sobre a economia simbólica e a circulação de signos visuais, sonoros e discursivos no ambiente digital.
Em meio à lógica algorítmica que organiza a visibilidade e o engajamento, surgem desafios éticos e profissionais para quem comunica. Os algoritmos, ao personalizar o conteúdo e priorizarem o engajamento, também impulsionam a desinformação e as bolhas informacionais, exigindo dos comunicadores novas estratégias para equilibrar alcance, responsabilidade e compromisso ético com a verdade. Diante disso, a educação midiática e o pensamento crítico se tornam essenciais para preservar a função social da comunicação e fortalecer o diálogo em meio à complexidade digital.
Partindo deste cenário, esta chamada de trabalhos tem como objetivo discutir as relações entre Comunicação e Tecnologia e seus atravessamentos. Ao problematizar os modos como diferentes conceitos e/ou práticas são constantemente reconfigurados.
As questões abaixo visam guiar os interesses da chamada, mas não excluem outros caminhos a serem percorridos.
- Até que ponto as redes sociais se tornaram o espaço central de circulação e controle da informação? As plataformas são neutras? Quem se beneficia e quem é silenciado pelos seus algoritmos?
- O que muda na prática comunicacional com a automação e a IA generativa?
- Como a cultura da performance e da mensuração afeta a criatividade, a subjetividade e a autonomia dos comunicadores? Em que medida as métricas influenciam as decisões editoriais, políticas e estratégicas das organizações de mídia?
- É possível comunicar com liberdade na era dos algoritmos?
- Como combater a desinformação em um ecossistema guiado por algoritmos?
- Como a tecnologia está reescrevendo as rotinas profissionais na comunicação?
- Como a Inteligência Artificial pode transformar a criação de conteúdo e a comunicação digital sem comprometer a criatividade dos criadores?
- É possível combinar inteligência humana e artificial em processos de comunicação para gerar melhores resultados? Se sim, como?
- Quais são os riscos de dependência excessiva da IA na produção de conteúdo e na gestão de campanhas digitais?
- Como a organização do espaço e do tempo nas plataformas digitais influencia a forma como construímos e compartilhamos memórias coletivas?
- De que maneira as tecnologias digitais podem preservar ou reinterpretar a memória histórica, cultural e jornalística em ambientes online?
- Quais são os novos arranjos sociotécnicos derivados da cultura participativa e como eles influenciam a construção de imaginários coletivos?
- De que forma os conceitos de multimídia, hipermídia e crossmídia contribuem para compreender as transformações na produção e na circulação de conteúdos interativos no ambiente digital?
- Como as plataformas digitais e suas dinâmicas algorítmicas influenciam as formas de apropriação e circulação de narrativas e discursos nas redes?
- Como a estrutura descentralizada da cibercultura desafia os modelos tradicionais de comunicação e dá origem a novas formas de interação, participação e construção de sentido nos ambientes digitais?
Datas importantes:
Envio dos artigos: até 16 de abril de 2026.
Aceite dos aprovados: até 31 de agosto de 2026.
Publicação da edição: até 31 de outubro de 2026.
Todas as submissões a esta chamada especial serão enviadas pelo sistema de submissões da revista Cadernos de Comunicação e devem seguir as diretrizes abaixo.
E-mail para contato: fluxo.petcom@ufsm.br
Instagram: @petcomufsm