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Petianos publicam relato de experiência em dossiê sobre letramento socioambiental



Integrantes do PET Educom Clima participaram da publicação do dossiê Letramento Socioambiental Educação ambiental climática: educomunicação, justiça socioambiental e educação transformadora, lançado em 13 de novembro de 2025. A produção integra o projeto temático “Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação ambiental climática na Educação Básica no Brasil?” O lançamento ocorreu simultaneamente em Belém, na Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática, e em São Paulo, no auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes da USP, com transmissão ao vivo pelo canal do Labidecom no YouTube.

A Revista Letramento SocioAmbiental reúne reflexões acadêmicas e relatos de experiências pedagógicas voltados à Educação Socioambiental no Brasil. Entre seus colaboradores estão pesquisadores, profissionais de organizações da sociedade civil e professores que desenvolvem práticas formativas em suas comunidades escolares. Com acervo totalmente gratuito, a revista busca ampliar o acesso a conteúdos para o ensino de temas socioambientais na Educação Básica. 

O texto “Em prol da justiça climática: saberes compartilhados”, assinado por Júlia Weber, Júlia Gonsalo de Carvalho, Franchesco de Oliveira Y Castro e Raquel Teixeira Pereira, com tutoria da Prof Dª Cláudia Herte de Moraes, apresenta ações realizadas pelo PET Educom Clima que articulam educomunicação, justiça climática e diálogo intercultural. O relato reúne três ações formativas realizadas entre março e junho de 2025: a oficina Brasil em Chamas, o Momento de Leitura e a oficina Olhar de Jornalista, todas articulando educomunicação, justiça climática e diálogo intercultural.

A seção do dossiê dedicada ao PET Educom Clima sintetiza a perspectiva que orienta as práticas desenvolvidas pelo grupo, a educomunicação como fundamento do letramento socioambiental. As ações são construídas a partir do diálogo, da escuta e da valorização de saberes diversos. Nessa abordagem, comunicação, educação e meio ambiente são compreendidos como processos coletivos e políticos, atravessados por pertencimento, memória, território e justiça social. O texto evidencia como o PET articula teoria e prática ao desenvolver oficinas, rodas de leitura e vivências que estimulam o protagonismo juvenil e indígena diante dos desafios climáticos contemporâneos.

A oficina Brasil em Chamas foi realizada com estudantes do ensino médio de Frederico Westphalen e teve como proposta discutir os impactos das queimadas no Brasil. A atividade apresentou dados, imagens e manchetes sobre incêndios em diferentes biomas, facilitando a compreensão do problema em escala nacional e local. Os estudantes analisaram as informações, debateram causas e consequências e, ao final, produziram cartazes que sintetizavam questionamentos e percepções sobre o tema. A oficina buscou desenvolver leitura crítica da mídia, reflexão contextualizada e produção visual baseada no conteúdo discutido.

A oficina Olhar de Jornalista, desenvolvida com estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSM/FW durante o evento “Compartilhando Saberes”, ofereceu uma vivência prática sobre fotografia e comunicação. Os participantes tiveram uma introdução à história da fotografia e a aspectos técnicos básicos, utilizando câmeras do PET e celulares próprios. Em seguida, registraram o evento a partir de seus pontos de vista, exercitando o uso da imagem como forma de documentação e expressão. Ao final, uma conversa coletiva permitiu analisar as fotografias produzidas e discutir decisões de enquadramento, composição e registro do cotidiano.

O Momento de Leitura, realizado quinzenalmente na universidade e aberto à comunidade acadêmica, promove conversas sobre comunicação, meio ambiente e justiça climática a partir de trechos selecionados por integrantes do grupo. Em uma edição especial na Escola Estadual Sepé Tiaraju, a atividade utilizou um trecho de Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, para orientar o diálogo com estudantes do ensino médio sobre consumo, meio ambiente, pertencimento e representatividade indígena e quilombola. A proposta enfatizou a leitura como ponto de partida para discussão e troca de perspectivas.

A participação no dossiê registra parte das ações desenvolvidas pelo PET Educom Clima em 2025 e sistematiza práticas que integram comunicação, educação e meio ambiente.  A versão completa do dossiê está publicada no portal da Revista Letramento SocioAmbiental: https://letramentosocioambiental.com.br/ 

Por Júlia Gonsalo de Carvalho | Bolsista PET Educom Clima

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