Ir para o conteúdo PET Educom Clima Ir para o menu PET Educom Clima Ir para a busca no site PET Educom Clima Ir para o rodapé PET Educom Clima
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET Educom Clima realiza a primeira edição da oficina Estudando Métodos



Na tarde desta última sexta-feira (16), o PET Educom Clima realizou a primeira edição da oficina “Estudando Métodos”, iniciativa que busca auxiliar estudantes a compreender e aplicar diferentes métodos de pesquisa em seus trabalhos acadêmicos. O encontro, aberto a toda comunidade universitária — com o objetivo de maior alcance —, aconteceu de duas formas: presencial, na sala 19, e on-line, via Google Meet. A oficina contou com a participação da professora doutora Roscéli Kochhann, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Com o tema central voltado à pesquisa em rádio e mídia sonora, Roscéli compartilhou suas experiências como pesquisadora e docente, abordando aspectos teóricos e práticos do método. A professora é doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Comunicação Midiática e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, leciona disciplinas ligadas ao jornalismo sonoro e à pesquisa radiofônica.

A estudante de Jornalismo, Simony Grave, que participou do encontro afirmou que a oficina trouxe mais clareza sobre como iniciar o processo de pesquisa. “Eu achei bastante interessante, gostei de participar e com certeza o que eu aprendi será útil para minhas pesquisas e trabalhos futuros. Gostei dos exemplos que a professora trouxe, porque entendi como aplicar esses métodos na prática”, comentou.

A participação nas oficinas conta como horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG), e as inscrições podem ser feitas pelo perfil do Instagram PET Educom Clima.

“Pensamos neste projeto com a intenção de orientar os estudantes para escolher e aplicar os métodos nos seus projetos de pesquisa.  Essa é uma iniciativa que vem para somar na formação acadêmica de todos, por isso deixamos a oficina aberta a toda comunidade universitária, além de ter sido realizada de maneira híbrida (on-line e presencialmente), promovendo, assim, mais acessibilidade. Pessoalmente, eu espero que todos tenham vontade de ir a esses encontros, a gente sempre está com o objetivo de incentivar cada vez mais a participação de todos”, afirmou uma das integrantes do PET, Jéssica Hemsing.

Os encontros do “Estudando Métodos” ocorrerão duas vezes por semestre e a próxima edição da oficina já está em planejamento e deve ser divulgada em breve nas redes sociais do grupo.

Gabriela Menezes | Voluntária PET Educom Clima

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-955-169

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes