Ir para o conteúdo PET Engenharia Florestal Ir para o menu PET Engenharia Florestal Ir para a busca no site PET Engenharia Florestal Ir para o rodapé PET Engenharia Florestal
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Restauração Vegetativa Resgata Áreas Degradadas por Garimpo em Ametista do Sul



Em um esforço conjunto para revitalizar áreas degradadas pelo garimpo de pedras semipreciosas, como a ametista, no município de Ametista do Sul, foi lançado o Projeto de Restauração Vegetativa. As áreas afetadas são compostas por pilhas de rejeitos de basalto, extraídos de 40 metros de profundidade, e acumulados em declives com inclinação de 40 graus, tornando impossível a regeneração natural das espécies locais sem intervenção humana.

No dia 5 de abril, sexta-feira, os membros do Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolveram o experimento, plantando 300 mudas no local. O objetivo principal do projeto é restaurar as condições ambientais, ecológicas e sociais da área degradada, visando a melhoria do ecossistema e proporcionando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais.

Ao promover a sustentabilidade ambiental, o projeto busca estabelecer benefícios duradouros para o meio ambiente e as comunidades que dependem dessas áreas, representando um passo significativo em direção à preservação e recuperação dos recursos naturais da região.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-778-780

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes