Ir para o conteúdo PET Sistemas de Informação Ir para o menu PET Sistemas de Informação Ir para a busca no site PET Sistemas de Informação Ir para o rodapé PET Sistemas de Informação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Desafios e Soluções: O avanço das Inteligências Artificiais na geração de imagens realistas



Olá pessoal! Nesta edição do PET-Redação iremos falar sobre o rápido avanço das IAs na geração de imagens realistas, possíveis problemas e soluções para essa situação. Além disso, será apresentado alguns de seus recursos e usos.

Introdução à Inteligência Artificial (IA) e Geração de Imagens: 

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Isso inclui aprendizado e adaptação, percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução de idiomas.

Um dos usos mais bacanas da IA é a geração de imagens. A capacidade de criar imagens realistas a partir do zero é uma tarefa complexa que tem visto avanços significativos com o advento da IA. A geração de imagens envolve a criação de uma representação visual de um objeto, cena ou ideia. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde a simples manipulação de pixels até o uso de algoritmos complexos para simular a maneira como a luz interage com diferentes superfícies.

A IA tem o potencial de transformar a maneira como criamos e interagimos com imagens digitais. Com o uso de técnicas avançadas, como redes neurais profundas, a IA pode gerar imagens que são indistinguíveis das fotografias reais. Isso abre um mundo de possibilidades para áreas como design gráfico, animação, jogos e muito mais.

No entanto, apesar dos avanços impressionantes, ainda existem muitos desafios a serem superados. A geração de imagens realistas requer uma compreensão profunda dos princípios da luz, cor e textura. Além disso, os algoritmos precisam ser capazes de lidar com uma variedade infinita de formas, tamanhos e configurações.

Tecnologias de IA na Geração de Imagens: 

A geração de imagens realistas é uma tarefa complexa que requer uma combinação de várias tecnologias de IA. Duas das tecnologias mais proeminentes usadas na geração de imagens são as Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e as Generative Adversarial Networks (GANs).

As Redes Neurais Convolucionais (CNNs) são uma classe de redes neurais profundas que provaram ser extremamente eficazes no processamento de imagens. Elas são projetadas para processar automaticamente e aprender características hierárquicas a partir de dados de imagem, o que as torna ideais para tarefas como detecção e reconhecimento de objetos.

Por outro lado, as Generative Adversarial Networks (GANs) são um tipo relativamente novo de rede neural projetada para gerar novos dados que se assemelham aos dados de treinamento. Na geração de imagens, as GANs podem ser treinadas em um conjunto de imagens e depois usadas para gerar novas imagens que se assemelham às imagens originais. Isso torna as GANs uma ferramenta poderosa para a geração de imagens realistas.

Ambas as tecnologias têm suas próprias vantagens e desvantagens. As CNNs são boas para aprender características complexas a partir de imagens, mas podem ser difíceis e demoradas para treinar. Já as GANs podem gerar imagens bem realistas, mas são notoriamente difíceis de treinar e podem resultar em imagens que contêm coisas indesejadas se não forem cuidadosamente reguladas.

Avanços Recentes:

Nos últimos anos, houve avanços significativos na geração de imagens realistas usando IA. As tecnologias de IA estão se tornando cada vez mais inteligentes, permitindo a criação de imagens que são quase indistinguíveis das reais.

Um dos avanços mais notáveis é a capacidade das GANs de gerar imagens realistas. Por exemplo, as GANs foram usadas para criar ‘DeepFakes’, que são imagens ou vídeos falsos que parecem reais. Um caso famoso envolveu um vídeo DeepFake de 2019 que viralizou na internet, apresentando o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fazendo declarações controversas e inapropriadas. Este caso gerou um debate público sobre a disseminação de conteúdo falso e a necessidade de regulamentação rigorosa do uso de DeepFakes.

Além disso, tem havido um grande progresso na velocidade e eficiência do treinamento desses modelos de IA. Novas técnicas e tecnologias, como hardware especializado e algoritmos de otimização, estão tornando o treinamento de modelos de IA mais rápido e menos intensivo em termos de recursos.

Desafios na Geração de Imagens com IA: 

Apesar dos avanços significativos na geração de imagens realistas usando IA, ainda existem vários desafios a serem superados. Um dos principais desafios é a necessidade de grandes quantidades de dados. As redes neurais requerem grandes quantidades de dados de treinamento para aprender efetivamente. Isso pode ser um problema, especialmente quando se trata de geração de imagens, pois coletar e rotular grandes conjuntos de imagens pode ser demorado e caro.

Outro desafio é o tempo e os recursos necessários para treinar modelos de IA. O treinamento de modelos de IA, especialmente aqueles usados para geração de imagens, pode ser um processo intensivo em termos de computação que requer hardware especializado e muito tempo.

Além disso, há o desafio da qualidade das imagens geradas. Embora as GANs sejam capazes de gerar imagens realistas, elas ainda podem produzir artefatos indesejados ou imagens que não parecem naturais. Isso é visto quando as GANs são usadas para gerar imagens de coisas que não estão bem representadas nos dados de treinamento.

Ademais, há o desafio de interpretar e manter o controle. Embora as redes neurais sejam excelentes em aprender a partir de dados, elas são frequentemente descritas como “caixas pretas” porque é difícil entender como elas tomam decisões específicas. Isso pode tornar difícil para os designers e artistas controlar exatamente como as imagens são geradas.

Impacto, Aplicações Práticas e Futuro da Geração de Imagens com IA:

O impacto e as aplicações práticas da geração de imagens com IA são muitas e variadas. Desde a indústria do entretenimento até a medicina, a capacidade de gerar imagens realistas tem o potencial de transformar muitas áreas.

No campo do design gráfico e da animação, por exemplo, a IA pode ser usada para criar imagens e cenas realistas sem a necessidade de um artista humano. Isso pode economizar tempo e recursos, permitindo que os artistas se concentrem em aspectos mais criativos do design. Recentemente, virou uma febre no TikTok onde os usuários têm usado IA para criar capas de filmes da Disney com uma fidelidade surpreendente, demonstrando a facilidade que e para utilizar essas tecnologias atualmente. 

Na medicina, a geração de imagens com IA pode ser usada para criar representações visuais de condições médicas ou resultados de exames. Isso pode ajudar os médicos a entender melhor as condições dos pacientes e a planejar tratamentos.

Olhando para o futuro, é provável que vejamos ainda mais avanços na geração de imagens com IA. À medida que as tecnologias de IA continuam a evoluir, podemos esperar ver imagens geradas por IA que são cada vez mais realistas e indistinguíveis das imagens reais.

No entanto, também é importante considerar os desafios éticos e práticos que esses avanços podem trazer. Por exemplo, à medida que a geração de imagens com IA se torna mais avançada, questões sobre autenticidade e propriedade intelectual provavelmente se tornarão cada vez mais importantes.

Soluções e Melhorias Propostas: 

Para superar os desafios na geração de imagens com IA, várias soluções e melhorias podem ser propostas. Em relação à necessidade de grandes quantidades de dados, uma solução é o uso de técnicas de aprendizado semi-supervisionado. Isso permite que os modelos de IA aprendam não apenas a partir de dados rotulados, mas também a partir de dados não rotulados. Isso pode ser particularmente útil na geração de imagens, onde a obtenção de grandes quantidades de dados rotulados pode ser difícil.

Para lidar com o tempo e os recursos necessários para treinar modelos de IA, foram propostas várias técnicas de otimização. Por exemplo, o uso de hardware especializado, como GPUs, pode acelerar significativamente o tempo de treinamento. Além disso, técnicas como a transferência de aprendizado podem permitir que os modelos aproveitem o conhecimento adquirido em tarefas anteriores para acelerar o aprendizado em novas tarefas.

Plataformas de IA para Geração de Imagens:

A geração de imagens com Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais acessível graças a uma variedade de plataformas que oferecem essa funcionalidade. Duas plataformas que costumo utilizar com frequência são o Bing IA e o Leonardo IA, cada uma com suas características únicas.

Bing IA:

A plataforma de IA do Bing oferece uma abordagem bacana para a geração de imagens realistas. Com base em prompts de texto, os usuários podem criar representações visuais de suas ideias. Por exemplo, ao fornecer o prompt “A Disney Pixar-inspired movie poster with title PET Sistemas de Informacao. A 19-year-old young man, wearing a blue shirt (with a UFSM symbol), and a beautiful smile on his face, is working on the computer and coding in JAVA. The scene should be in the distinct digital art style of Pixar, with a focus on character expressions, vibrant colors, and detailed textures that are characteristic of their animations”, é possível gerar uma imagem que incorpora elementos dessa descrição. No entanto, vale ressaltar que as imagens geradas por essa ferramenta podem conter pequenas imprecisões, como erros de digitação ou interpretação. Isso ilustra que, embora tenham evoluído muito, essas tecnologias ainda estão em constante evolução e precisam melhorar.

 

Leonardo IA:

Outra plataforma muito boa é o Leonardo IA, conhecido por sua capacidade de criar imagens realistas a partir de prompts de texto. Os usuários têm a opção de escolher entre diferentes estilos de imagem, como o “3D Animation Style” e o “Absolute Reality”. No entanto, o Leonardo IA também está sujeito a pequenas imperfeições, refletindo os desafios contínuos no desenvolvimento dessas tecnologias. Utilizando o prompt: “Create a visual representation of a futuristic technological ecosystem, featuring futuristic skyscrapers, flying vehicles, and people interacting with high-tech devices. The scene should convey an atmosphere of innovation and progress, with vibrant colors and details that capture the essence of technological advancement”, e utilizando o estilo  “3D Animation Style” para uma representação mais tridimensional e animada, geramos a imagem abaixo: 

Conclusão

Os avanços recentes na geração de imagens por IA abrem diversas possibilidades para a criação de representações visuais realistas a partir de descrições de texto. Plataformas como o Bing IA e o Leonardo IA demonstram a acessibilidade crescente dessa tecnologia, permitindo que pessoas de diversas áreas explorem sua criatividade.

Entretanto, é importante reconhecer que, embora tenham evoluído muito,  alguns problemas ainda persistem. Erros de interpretação e pequenas imprecisões ilustram que as IAs estão em constante evolução.

No futuro, esperamos ver imagens geradas por IA que se tornem quase indistinguíveis das reais. Isso abre novas possibilidades, mas também implica desafios éticos, como a autenticidade das imagens e a necessidade de regulamentação. A IA desempenhará um papel central na evolução da tecnologia, transformando a maneira como percebemos o mundo visual. Portanto, devemos abraçar essas inovações com responsabilidade e ética, garantindo que a fronteira entre realidade e ilusão beneficie a sociedade como um todo. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-791-3376

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes