Na última quarta-feira (08), a Comissão de Enfrentamento ao Racismo da 2ª Região promoveu, no Presídio Estadual de Cacequi (PECAC), uma roda de conversa voltada à prevenção e ao combate ao racismo. A atividade reuniu pessoas privadas de liberdade em um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão coletiva sobre as diversas formas de discriminação racial.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve representada pela Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, Cassiana Marques, que participou das discussões junto a integrantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A ação contou ainda com a presença da assistente social e técnica superior penitenciária Patrícia Py Dutra, integrante da Comissão Regional de Enfrentamento ao Racismo.
A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Comissão em diferentes unidades prisionais da região, como a Penitenciária Estadual de Santa Maria e os presídios de São Sepé e Júlio de Castilhos. A presença da UFSM reforça o compromisso da universidade com a promoção dos direitos humanos e com o combate às desigualdades raciais, em consonância com as políticas institucionais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Coordenadora: Pró Reitora Adjunta, Pedagoga Cassiana Marques
Bolsista: Vitória Silveira