Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

Informes da Assistência Estudantil à comunidade acadêmica

Greve dos TAEs impacta na Assistência Estudantil. Acompanhe como está a dinâmica dos serviços atribuídos a esta Pró-Reitoria:

1) BOLSAS: As folhas de pagamento seguem sendo geradas, Bolsa PAM, Auxílio Creche, Auxílio-alimentação, Auxílio Transporte, BAE, Bolsa Recursos Próprios das Unidades da Reitoria, Bolsa Orquestra, Bolsa Práxis. Os pagamentos podem atrasar uma vez que o número de servidores diminuiu por conta da rotatividade, mas estão garantidos como condição de permanência dos estudantes. A equipe trabalha em revezamento para não deixar estudantes sem as pecúnias, porém atrasos são possíveis. Edital do Auxílio Transporte permanece aberto para novas inscrições, no entanto Editais novos estão momentaneamente suspensos pela impossibilidade atual de execução

2) NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE (NAE): Análises e Transferências de Benefício Socioeconômico (BSE), atendimento psicossocial e oficinas estão momentaneamente suspensos no campus de Santa Maria.

O Serviço Odontológico segue com os horários para estudantes em tratamentos, já agendados.  Obs: casos de urgência é possível entrar em contato com a equipe via whatsapp (55 9 9101-6178).

Agenda com o Comando de Greve, que deve ocorrer nos próximos dias, discutirá a essencialidade dos serviços de assistência estudantil, podendo alterar a dinâmica atual apresentada.

3) SAÚDE DA CASA: segue com atendimento conforme agendamento, pelo período da manhã;

4) MORADIA ESTUDANTIL: o serviço está mantido dentro da capacidade comportada pelos servidores/as que permanecem ativos nos setor, conduzindo os editais de ingresso, agendamento e realização de vistorias, bem como serviços de manutenção das CEUs, que não pararam.

Edital de ingresso na moradia ensino médio, técnico, tecnológico e de graduação O Edital 04/2024 de processo seletivo para casa de estudante universitário não teve alteração de cronograma, os períodos de inscrições e listas de chamada para o alojamento provisório da União estão em andamento. A saída do alojamento provisório de estudantes que estão com benefício socioeconômico (BSE) solicitado para os apartamentos dependem da conclusão de análise do BSE. Como medida excepcional os/as estudantes que assumem a vaga no alojamento provisório estão sendo cadastrados em BSE provisório para acesso a gratuidade das refeições no restaurante universitário.

Edital de ingresso na moradia de pós-graduaçãoO Edital 11/2024 de processo seletivo para casa de estudante universitário da pós-graduação está mantido com o andamento do cronograma de inscrições e chamadas. Como medida excepcional, devido a greve, foram aceitas inscrições de estudantes com BSE solicitado.

Entrada ou troca em apartamento da CEU os agendamentos de vistoria de entrada, saída definitiva ou troca de apartamentos estão mantidos, podem ser solicitados via e-mail patrimonioprae@ufsm.br. O mesmo ocorre para as solicitações de autorização de mudança.

Solicitações de manutenção da CEU (bloco 26) as solicitações podem ser realizadas presencialmente no período da manhã das 8h às 12h, no bloco 26.

O atendimento pelos contatos de whatsapp institucionais de: mediação de vagas, notificações, patrimônio e manutenção estão suspensos. As entregas de mobiliário e articulação de serviço de descarte na CEU também estão suspensos.

Demais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: prae@ufsm.br; moradia.estudantil.prae@ufsm.br; nae@ufsm.br; bolsasprae@ufsm.br