Com a chegada do inverno e a previsão de temperaturas cada vez mais baixas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSM está promovendo uma Campanha do Agasalho para arrecadar roupas e itens de inverno destinados aos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU).
A ação busca mobilizar a comunidade universitária em um gesto de solidariedade e cuidado com os estudantes que residem nas moradias estudantis. Muitos deles são estudantes de diferentes regiões do país que residem na Casa do Estudante Universitário e nem sempre dispõem de vestuário adequado para enfrentar as baixas temperaturas do inverno gaúcho.
A campanha receberá doações de agasalhos, casacos, moletons, calças, cobertores, mantas, luvas, gorros, cachecóis, calçados e demais itens de inverno, desde que estejam em bom estado de conservação e possam ser reutilizados por outros estudantes.
As doações arrecadadas serão destinadas ao Brechó da Casa do Estudante Universitário (CEU), iniciativa que disponibiliza gratuitamente roupas e calçados aos estudantes moradores da CEU. Dessa forma, as peças recebidas pela campanha poderão beneficiar diretamente aqueles que mais necessitam durante o período de inverno.
Segundo a PRAE, a iniciativa reforça a importância da permanência estudantil e da construção de uma universidade mais acolhedora e solidária. Uma peça que já não é utilizada pode representar mais conforto, proteção e qualidade de vida para quem está longe da família e enfrenta os desafios da vida acadêmica.
As doações podem ser entregues na Portaria do Prédio 48D, ponto oficial de arrecadação da campanha.
Além de contribuir para aquecer o inverno dos estudantes, a campanha fortalece os valores de cooperação, empatia e responsabilidade social que fazem parte da comunidade universitária.
A PRAE convida estudantes, servidores, docentes e toda a comunidade acadêmica a participarem da ação e ajudarem a proporcionar mais conforto e acolhimento aos moradores da Casa do Estudante Universitário.