Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

4 Dicas para uma rotina de estudos

Pensando em auxiliar na sua organização para os estudos, a Subdivisão de Apoio  à Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd-PROGRAD/UFSM) preparou 4 dicas interessantes. Confira!

Descrição das imagens: Sequência de cinco cards horizontais, coloridos e em formato quadrado. No primeiro, centralizado na parte superior, o texto: “4 dicas para uma rotina de estudos”, na cor amarela. Abaixo, ilustração de dois lápis iguais, um virado com a ponta para a esquerda e o outro com a ponta para a direita.  Abaixo, ilustração de uma seta para a esquerda e, abaixo, uma mão com o indicador apontando para cima. A seguir, a informação “Arraste para o lado!”. Na parte inferior, uma faixa horizontal na cor lilás e o texto “Subdivisão de Apoio à Aprendizagem CAEd-PROGRAD” à esquerda, e o logo da CAEd formado pelo brasão da Universidade Federal de Santa Maria, “UFSM e Coordenadoria de Ações Educacionais” à direita.
Segundo card: Centralizado na parte superior, o texto: “Crie um cronograma de estudos!”, na cor amarela. À esquerda, na cor amarela, ilustração de calendário de mesa sem datas. A seguir, um abaixo do outro, antecedidos por símbolos de check list, os textos: “Ter um cronograma de estudos é o básico para a organização acadêmica”. “O cronograma ajuda a manter a rotina de estudos e também a desenvolver o hábito de estudar”. “Organize seus horários livres, horários de aula, de atividades fixas e horários disponíveis para estudo”.
Terceiro card: Centralizado na parte superior, o texto: “Organize um local!”, na cor amarela. À esquerda, na cor amarela, ilustração de um mapa com símbolo de localização em cima. Abaixo, ponto de exclamação amarelo e, ao lado, “Ter um ambiente organizado facilita o estudo, evita que você perca tempo procurando seus materiais, favorece a aprendizagem e dificulta a procrastinação.”
Quarto card: Centralizado na parte superior, o texto: “Utilize estratégias e técnicas de estudos adequadas!”,  na cor amarela. Abaixo, ilustração de dois cadernos na diagonal, um em cima do outro.  Abaixo, ao lado de símbolos de check list, os textos: “Entender como você aprende é uma etapa muito importante. Por isso, descubra o seu estilo de aprender: ler, ouvir em voz alta o próprio estudo, escrever, fazer resumos ou esquemas. “Observe o que funciona melhor para sua aprendizagem e utilize estratégias e técnicas de estudos adequadas às suas necessidades”.
Quinto card: Centralizado na parte superior, o texto: “Conserve os horários de sono e lazer”, na cor amarela. Ao lado direito, ilustração de um travesseiro. Abaixo, ao lado de pontos de exclamação amarelos, os textos: “O sono é essencial para a produtividade ao longo do dia. Utilizar seu horário de sono com atividades de lazer pode comprometer seu rendimento no dia seguinte. “O lazer também é importante. Então, escolha ocupações extracurriculares que lhe tragam prazer e organize em horários que não comprometam seu descanso”. Na parte inferior direita, ilustração de uma TV amarela.