Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exibição e debate do Documentário “Quando a Universidade é a Nossa Casa”



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd), da Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas em parceria com o Movimento Práxis – Coletivo de Educação Popular, convidam a comunidade acadêmica e a comunidade externa para a exibição, do documentário paradidático “Quando a Universidade é a Nossa Casa”, na Programação do Mês da Consciência Negra da UFSM/Novembro Negro. A produção é uma nova edição do projeto JUVENTUDES NEGRAS PERIFÉRICAS, desenvolvido entre 2011 e 2013. Essa nova edição foi desenvolvida pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular com apoio da TV OVO, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas do IFSC – campus Canoinhas, da plataforma de Cultura Negra (Cultne) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), entre outros. 

Em 2017, 10 anos após a implementação de uma Política de Ações Afirmativas que envolveu a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas e pessoas com deficiência, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco de uma série de ataques de cunho racista. As ações envolveram uma resposta contundente da comunidade afrodescendente que culminou com a ocupação da reitoria da instituição.
Após 5 anos daqueles dias intensos, o Movimento Práxis – Coletivo de Educação Popular lança o documentário paradidático “Quando a Universidade é a nossa casa”. A produção narra as trajetórias de Emi e Wil, ambos afrodescendentes periféricos, que acompanharam os eventos como moradores da Casa do Estudante da UFSM e protagonistas de ações antirracistas.
O documentário é uma nova edição do projeto “Juventudes Negras Periféricas”, desenvolvido entre 2011 e 2013, e que registrou em audiovisual as trajetórias de parte dos cotistas que criaram as primeiras organizações de estudantes negros e negras da instituição, o Coletivo Afronta e a AENUFSM. A experiência foi premiada, em 2013, como uma das três melhores experiências didáticas de Ensino de História pela Associação Nacional de História (ANPUH) em sua Seção do Rio Grande do Sul.
A produção tem trilha sonora de compositores locais e nacionais, como MC Magrão e MC Will Akim, Alice Ruiz, Itamar Assumpção, Alzira E e Sérgio Loroza.
O material traz, ainda, obras do artista plástico Alexon Messias, e registros do Movimento Negro Brasileiro e do Movimento Estudantil em Santa Maria.

-Direção: Cícero Santiago de Oliveira, Esther Faria, Maria Rita Py Dutra e Elias Cósta.
-Produção: Movimento Práxis – Coletivo de Educação Popular e TV OVO.
-Financiamento: Lei Aldir Blanc. Prefeitura Municipal de Santa Maria.
-Idioma:Português.
-Classificação Indicada: 15 anos.
– Duração: 43 minutos.

A exibição contará com a presença de membros da equipe, para a realização de debate sobre esta importante temática!  Participe!

Local: Auditório do Prédio 67

Dia: 11/11/2022

Horário: 14h

Inscrições via formulário, pelo link:  https://forms.gle/VNgeTBL1dVY5M5UW8



 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5691

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes