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Cursos promovidos pela CAEd

Cursos em andamento:

  • Curso de serviço de atendimento educacional especializado

Tem como objetivo formar professores para realizar o serviço de Atendimento Educacional Especializado- SAEE nas salas de recursos multifuncionais das escolas comuns das redes públicas de ensino.

Informações sobre inscrições e oferta pelo e-mail aeeufsm@gmail.com

  • Curso de serviço de atendimento educacional especializado para altas habilidades 

Tem por objetivo formar professores, em nível de aperfeiçoamento, com competência pedagógica e metodológica para realizar o serviço de atendimento educacional especializado aos estudantes com altas habilidades/superdotação tanto em salas de recursos multifuncionais como nas salas de aula regulares.

Informações sobre inscrições e oferta pelo e-mail aeeufsm@gmail.com

Cursos permanentes:

  • Curso de Libras

Cursos de Libras são oferecidos semestralmente e tem objetivo promover a interação entre ouvintes e surdos que se comunicam em Libras. Ocorrem na modalidade presencial com carga horária de 30h. 

  • Capacitação em Audiodescrição (Nível Básico)

É ofertado anualmente. Ocorre na modalidade presencial com carga horária de 25h. 

Na capacitação são  abordados vários aspectos referentes à audiodescrição, tais como: definição, origem, público-alvo, exemplos de audiodescrição, diretrizes e orientações, além de exercícios práticos para os alunos. 

Cursos por demanda:

  • Capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior: Alternativas e Adaptações Curriculares

Tem como objetivo informar a comunidade acadêmica sobre as possibilidades de adaptações e alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas com estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior, bem como fornecer orientações para facilitar a comunicação/interação com estes estudantes.

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação sobre Deficiência Intelectual na Educação Profissional e Tecnológica Superior: Alternativas e Adaptações Curriculares

Tem como objetivo informar a comunidade acadêmica sobre as possibilidades de adaptações e alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas com estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica e Educação Superior.

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação sobre Cegueira na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior: Alternativas e Adaptações Curriculares

Tem como objetivo orientar a comunidade acadêmica, em especial os docentes, quanto aos recursos necessários para tornar suas aulas acessíveis a estudantes com cegueira. 

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação sobre Deficiência Auditiva (DA) Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior: Como favorecer a comunicação e a aprendizagem?

Tem como objetivo orientar a comunidade acadêmica, em especial os docentes, quanto à acessibilidade das aulas, avaliações e comunicação com estudantes com deficiência auditiva (DA).

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação sobre Altas Habilidades/Superdotação

Tem como objetivo informar a comunidade acadêmica, em especial os docentes, sobre essa condição, como auxiliar os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e como tornar a sala de aula um lugar mais acessível e inclusivo.

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação sobre Surdez na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior: Conceitos, alternativas e Adaptações Curriculares

Tem como objetivo informar a comunidade acadêmica, em especial os docentes, sobre a surdez, a Língua Brasileira de Sinais, sugerindo alternativas e adaptações pedagógicas para torná-las acessíveis a esses estudantes.

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação em Descrição de Imagem

Tem como objetivo orientar a comunidade acadêmica sobre o recurso de descrição de imagem, importante para a acessibilidade das pessoas cegas. 

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

  • Capacitação Básica em Braille

Tem como objetivo a capacitação da comunidade acadêmica no uso desse recurso de acessibilidade.

A capacitação pode ser solicitada pelo e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br 

Curso permanente (em andamento):

  • Curso Potencializando a Aprendizagem com diferentes Estratégias de Estudos – 2ª Edição ampliada

O Curso, com carga horária de 40h, tem por objetivo que o participante: conheça aspectos que envolvem a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem; aprenda sobre diferentes estratégias e técnicas de estudos que auxiliam na efetivação da aprendizagem; reconheça as estratégias mais favoráveis ao seu processo de aprendizagem; e compreenda como gerir o seu tempo de modo eficiente.

O Curso é permanente, com oferta semestral.

Carga horária: 40 horas.

Modalidade: EaD – via Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Informações AQUI

  • Curso Básico de Língua Guarani
    O Curso Básico de Língua Guarani tem por objetivo proporcionar a comunidade acadêmica e a comunidade externa, conhecer e interagir com a língua e a cultura guarani, contribuindo para o fortalecimento do idioma e aumentando ainda mais o vínculo com a língua originária, bem como desenvolver aspectos da oralidade e da escrita da língua. Carga horária: 30h.
  • Curso Básico de Língua Kaingang
    O Curso Básico de Língua Kaingang tem como objetivo proporcionar aos estudantes indígenas, conhecer e interagir com aspectos do idioma originário da etnia, objetivando também uma maior interação entre as/os estudantes além de se manter e oportunizar, a quem não conhece e/ou não domina o idioma, que possam ter um contato maior com o dialeto indígena originário e conhecer um pouco mais do idioma falado por sua respectiva etnia, contribuindo para o fortalecimento do idioma e aumentando ainda mais o vínculo com a língua originária, bem como desenvolver aspectos da oralidade e da escrita da língua. Carga horária: 30h.