Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupoterapias

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem presta atendimento aos estudantes de Ensino Médio e Tecnológico, Graduação e Pós-Graduação da UFSM. São desenvolvidas ações como Minicursos, Monitoria Permanente, palestras e outras, mas, historicamente, os atendimentos psicológicos e psicopedagógicos individuais se estabeleceram como característicos do setor. O projeto apresenta uma nova possibilidade de atendimento aos estudantes que procuram os serviços do setor, utilizando a riqueza do convívio em grupos a favor de seu crescimento e amadurecimento. A psicoterapia de grupo ou grupoterapia foi escolhida, inicialmente, por ter o objetivo de “promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos” (BASTOS, 2010), por permitir o espaço de fala, a convivência e, especialmente, a reflexão e elaboração de conflitos, comportamentos e outros aspectos psíquicos. Desta forma, esta proposta tem por objetivo promover a saúde mental dos estudantes que procuram atendimento no Núcleo de Apoio à Aprendizagem, através da modalidade de atendimento grupal.

Título do ProjetoGrupoterapias;

Número de registro no SIE: 050321;

Público-alvo: Estudantes da UFSM;

Coordenação: Ana Júlia Vicentini;

Co-orientação: Bruna Pereira Alves Fiorin e Renato Favarin dos Santos

Objetivos: Promover a saúde mental dos estudantes que procuram atendimento no Núcleo de Apoio à Aprendizagem, através da modalidade de atendimento grupal. Espera-se possibilitar a criação de vínculos entre os participantes. Ou seja, mobilizar os participantes para um processo de mudança através da interação entre eles, pelo vínculo e pela interação. Auxiliar os estudantes em situações e períodos de ajustamento a mudanças e/ou adaptação às mais variadas situações do cotidiano acadêmico; Oferecer apoio para o desenvolvimento de enfrentamento mais positivo e saudável das situações que ocorrem na vida dos estudantes; Promover o autoconhecimento; Prevenir situações de crise; Propiciar aprendizagem de habilidades sociais; Conduzir a elaboração de questões psicológicas; Possibilitar a criação de vínculos; Contribuir para a prevenção da evasão universitária; Oferecer um espaço de fala e reflexão, através do convívio em grupo; Diminuir a lista de espera para atendimentos.

Participantes: Profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem.