Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra

Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica

Fabricação Mecânica

Um dos principais atrativos da carreira é a quantidade e diversidade de disciplinas que têm de ser conhecidas pelo tecnólogo em Fabricação Mecânica, o que faz com que este profissional seja facilmente adaptável e tenha boa procura no mercado de trabalho. Pode atuar em diversos segmentos:
Metalúrgicas
Siderúrgicas
Metalomecânicas
Fabricação de máquinas e equipamentos
Ferramentaria
Serralheria
Mobiliário
Veículos automotores
Autopeças
Serviços de assistência técnica
Órgãos governamentais
Institutos e centros de pesquisa
Consultoria
Abrir sua própria fábrica, assistência técnica, comércio
Esse profissional pode atuar em indústrias em parceria com engenheiros para desenvolver e acompanhar projetos que envolvam maquinários complexos e específicos, além de alta tecnologia nos mais diversos campos industriais. Ele também pode atuar em projetos de acompanhamento e manutenção de instalações que exijam o conhecimento de mecânica em todo o processo de produção industrial.

Perfil do Egresso

Ao desenvolver sua vocação e com os conhecimentos que forem obtidos na faculdade, você estará habilitado, enquanto tecnólogo em Fabricação Mecânica, a realizar as seguintes tarefas:
Executar o planejamento e implementação de sistemas de fabricação mecânica.
Gerenciar esses sistemas, levando em conta demandas de produção, custos, especificações do projeto.
Conhecer e cumprir as normas técnicas e de controle de qualidade.
Conhecer e cumprir as leis ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança no trabalho.
Verificar, pesquisar e propor a constante implantação de inovações tecnológicas.

Santa Maria

O curso de Fabricação Mecânica está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Tecnológico - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de FERNANDO MARIANO BAYER e a coordenação substituta de GILMAR FERNANDO VOGEL.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 7 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 187/2012/MEC, publicada no DOU, de 03/10/2012 e Portaria n. 846/2017/MEC, publicada no DOU, de 07/08/2017.

Conceitos

Conceito de Curso (2013)

Santa Maria

Fotografia de uma das Máquinas usadas nas aulas.
Fotografia dos materiais produzidos em aula sobre uma mesa.
Fotografia de uma máquina e computadores usados em aula.
Fotografia de um aluno usando uma máquina da sala.
Fotografia de um aluno de costas para nós, visualizando uma máquina.
Fotografia de um grande maquinário.
Laboratório com diversas bancadas cinzas com equipamentos
Bancada bege com equipamentos
Painel cinza com equipamentos