Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Educação Física

Educação Física​

Educação Física

O egresso do Curso deverá atuar junto com profissionais de outras áreas, especialmente as da saúde e educação, para, através da atuação interdisciplinar, atender as demandas coletivas e realizar de forma eficiente o seu papel na sociedade em que vive. Sua formação enfatiza duas linhas de atuação: a atividade física na comunidade em geral e os esportes. Possibilitará a atuação no ensino não-formal (academias de ginástica, clubes, escolinhas), órgãos de pesquisa, assessoria e consultoria à entidades públicas e privadas dos setores esportivos, culturais, turísticos, sociais, da saúde, entre outros.

Santa Maria

Licenciatura

Bacharelado

O curso de Educação Física está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de MARLI HATJE, a coordenação substituta de MARIA CECÍLIA DA SILVA CAMARGO e a secretaria de CHARLENE DO NASCIMENTO LORETO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pelo Decreto n. 72.612/73, publicado no DOU, de 15/08/1973 e Portaria n. 1500/2021/MEC, publicada no DOU, de 10/12/2021.

Conceitos

Conceito de Curso (2009)
4
Conceito Preliminar de Curso (2017)
4
ENADE (2021)
4

O curso de Educação Física está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de GABRIEL IVAN PRANKE, a coordenação substituta de GITANE FUKE e a secretaria de CHARLENE DO NASCIMENTO LORETO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 569/2011/MEC, publicado no DOU, de 21/03/2011 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.

Conceitos

Conceito de Curso (2010)
4
Conceito Preliminar de Curso (2019)
4
ENADE (2021)
4

Depoimentos

"O curso de Educação Física da UFSM vem contribuindo cada vez mais para a minha formação inicial, pois estou no 2° Semestre e já tive muitas oportunidades. Dentre elas, a principal foi entrar como bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física, no qual estou conseguindo adquirir vivências nos três pilares da universidade (ensino, pesquisa e extensão). Assim, com o apoio do PET, me tornei participante do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) e dentro dele nos grupos de estudos em medidas e avaliação em fisiologia do exercício (Gemafe) e Sociedade para Estudos da Postura e Dor; Integrante do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) junto ao grupo de estudos em excelência esportiva e manutenção da saúde (GEEEMS). Portanto, a educação física tem me proporcionado vivências incríveis que com certeza me ajudarão muito durante toda a trajetória dentro desse curso que é só excelência."
Selena Cáceres Rossi
Acadêmica de Educação Física - Bacharelado do CEFD, UFSM/2020.
O curso de Educação Física Bacharelado da UFSM me proporcionou um grande progresso pessoal, acadêmico e profissional durante todo meu período de graduação. Ao longo do meu percurso, conheci vários professores e colegas que facilitaram meu caminho para que pudesse aprofundar meu conhecimento teórico e prático na Educação Física e buscasse me especializar nas áreas de meu interesse. Também, tive a oportunidade de adquirir vivências nos três pilares da universidade (ensino, pesquisa e extensão), através do ingresso como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), monitorias voluntárias em disciplinas, participação em laboratórios e grupos de estudos, desenvolvimento de pesquisas, experiências em eventos científicos, estágios no HUSM e em academias. Todos esses momentos, resultantes de muito trabalho e desafios, me possibilitaram agregar em meu currículo e assim ingressar na pós-graduação e ser um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.
Deivid Ribeiro Rodrigues
Educação Física, Bacharelado, 2020 – Mestrando em Educação Física/UFSM.


"Os pontos fortes do curso estão relacionados à transmissão de conhecimentos teóricos e a integração com os aspectos pertinentes da prática, nos diversos cenários provenientes da Educação Física, constituem como atributos de extrema importância para formação profissional do educador, e consequentemente, são estes fatores abordados e transmitidos com excelência pela comunidade do Centro de Educação Física e Dança da UFSM. Tudo isto sendo permitido diante da extensa e variada estrutura física esportiva e de manutenção da saúde, além dos laboratórios de pesquisa cada vez mais evidentes no meio em questão. Entretanto, o curso de Educação Física abstêm apenas da formação profissional, agregando com as experiências, grande crescimento pessoal para a vida dos alunos".
Wendel
Educador Físico


"Curso de Educação Física da UFSM contribuiu de forma muito intensa na minha formação. Propiciou uma gama de projetos para o desenvolvimento das três áreas de conhecimento da Universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão). Monitoria de disciplinas, estágios em diferentes áreas (HUSM, Colégio Técnico, etc.), Pesquisas no LACEM, Supervisão e desenvolvimento de equipes esportivas, transmissões e análises de jogos no Núcleo Universitário de Esportes. Resultando em uma Pós-Graduação. Todas essas experiências foram no âmbito da UFSM e foram de extremo valor no mercado de trabalho".
Vagner de Magalhães Silva​
Educação Física - Licenciatura Plena, 2007

Fotos

Foto da quadra poliesportiva vazia.
Quadras poliesportivas
Foto da pista de atletismo, tem um homem se preparando para iniciar uma corrida e outras pessoas ao redor observando.
Pista de Atletismo
Foto tirada de cima do CEFD.
Centro de Educação Física e Desporto
futsal feminino segura bandeira em uma quadra
futsal feminino
handebol masculino posam para foto com troféu
handebol masculino
voleibol feminino
voleibol feminino
equipe de atletismo
equipe de atletismo
Foto de um piscina de chão usadas pelos alunos.
Piscina olímpica
Homem anda de bicicleta sobre uma esteira e vários outros homens observam.
Laboratório de Performance em Ambiente Simulado
Equipe de futsal masculino dentro de uma quadra
futsal masculino
Equipe de handebol feminino posa para foto em quadra
Handebol feminino
voleibol masculino
voleibol masculino

Materiais Extra