Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra

Engenharia de Controle e Automação

Em sua atuação, o profissional estará habilitado, conforme Resolução 427, de 5 de março de 1999 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), a atuar nas áreas conforme o programa cumprido pelo estudante durante o curso. Destaca-se que a estrutura do Curso foi concebida para que o aluno recebe atribuição profissional básica semelhante aos Engenheiros Eletricistas, com ênfase nas seguintes áreas de atuação:

• Controle e automação de processos;
  • Informática industrial;
  • Engenharia de sistemas e produtos;

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Controle e Automação é amplo e possui boa demanda por profissionais. Suas áreas de conhecimento são demandadas pela indústria em geral (metalúrgica, metal-mecânica, química, automobilística, etc), por empresas especializadas em automação de processos, por empresas de desenvolvimento de produtos, sistemas e equipamentos automatizados, entre outros.

Bacharelado

Perfil do Egresso

Visa formar engenheiro com potencialidade para atuar tanto nas empresas de engenharia e nas indústrias de produção de equipamentos e software para automação industrial, e também, capacitados para atuarem nos setores usuários da Automação, podendo sua intervenção acontecer em diversos níveis tais como:

• Automação de processos e sistemas em setores industriais, comerciais e de serviços;
  • Projeto e integração de sistemas de automação industrial em empresas de engenharia;
  • Concepção e fabricação em unidades de produção automatizada;
  • Concepção e instalação de unidades de produção automatizada;
  • Modernização, otimização do funcionamento e manutenção de unidades de produção automatizada;
  • Desenvolvimento de sistemas de instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais;
  • Treinamento de recursos humanos em indústrias e instituições de ensino;
  • Pesquisa científica e tecnológica.

Além disso, espera-se que o profissional formado possa também se dedicar ao desenvolvimento e gerência do próprio negócio, tornando-se um empresário. Para tanto, o engenheiro formado deverá ter sólida formação técnica, científica e profissional geral, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Alicerçado numa formação abrangente, ele estará capacitado para exercer ação integradora, podendo ser considerado como um Engenheiro de Sistemas orientado à concepção, implementação, uso e manutenção de sistemas automatizados. Sua formação diferencia-se, assim, daquela do engenheiro de processo (mecânico, químico, elétrico etc.). Deve-se ressaltar, entretanto, que a formação a ser adquirida nas diferentes áreas de interesse do curso deverá ser suficientemente profunda para que a sua participação na solução dos problemas que se apresentem seja ativa, não se limitando apenas aos aspectos de integração.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Engenharia de Controle e Automação está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de FREDERICO MENINE SCHAF, a coordenação substituta de DANIEL FERNANDO TELLO GAMARRA e a secretaria de DIEGO JOÃO CARGNIN.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 666/2013/MEC, publicada no DOU, de 13/12/2013 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.

Conceitos

Conceito de Curso (2013)
Conceito Preliminar de Curso (2019)
ENADE (2019)

foto de um robô com os braços para cima em uma parede marrom
Robô Dimitri
foto de um homem de frente mexendo em um estrutura de robô
Grupo de Automação e Robótica Aplicada (GARRA)
Foto de um grupo de estudantes alguns de pé e outros ajoelhados posando para a foto com uma bandeira com um símbolo e escrito automatiza Jr
Empresa Junior Automotiza
Dois robôs em mesa de futebol
Time de futebol robô
Foto de várias pessoas, integrantes da Empresa Júnior, reunidas lado a lado para a foto, alguns meninos que estão ao centro e abaixados seguram a bandeira da empresa.
Automatiza - Empresa Júnior 2019
foto de um homem de pé olhando para um estrutura de robô
Robô Dimitri
foto de dois robôs em um campo de futebol um robô esta agachado perto de uma bola e o outro de pé olhando
DarwinOPs
foto de dois homens de pé posando para a foto um está segurando o protótipo de um mini carro e ao fundo há três banners
Carro Autônomo
Robô segurando arco e flecha
Juarez Robô Arqueiro
Foto de um carro autônomo sobre uma mesa.
Carro Autônomo

Materiais Extra