Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra

História

O historiador estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Ele investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos.

Depois de selecionar, classificar e relacionar as informações levantadas em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, o bacharel faz a datação do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos históricos.

Com licenciatura, o graduado está apto a dar aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de História está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LUIS AUGUSTO EBLING FARINATTI e a secretaria de GRAZIELA INÊS JACOBY.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 7 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.958/61, publicada no DOU, de 22/09/1961 e Portaria n. 195/2011/MEC, publicada no DOU, de 27/06/2011.

Conceitos

Conceito de Curso (2023)
Conceito Preliminar de Curso (2021)
ENADE (2021)

Licenciatura

O curso de História está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de FRANCISCO DE PAULA SOUSA DE MENDONÇA JUNIOR, a coordenação substituta de NIKELEN ACOSTA WITTER e a secretaria de GRAZIELA INÊS JACOBY.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 340/2015/MEC, publicada no DOU, de 08/05/2015 e Portaria n. 153/2023/MEC, publicada no DOU, de 22/06/2023.

Conceitos

Conceito de Curso (2006)
Conceito Preliminar de Curso (2021)
ENADE (2021)

Fotos

Alunos em aula prática no Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas - LASCA UFSM
Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas - LASCA UFSM1
Foto da parte interna do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas - LASCA UFSM
Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas - LASCA UFSM

Materiais Extra

Eventos Acadêmicos – fotos e informações

Folder DA

Eventos curso de história

Áreas de Atuação:

Autoria e Consultoria: produzir e avaliar material didático para editoras ou instituições de ensino. Assessorar a produção de novelas, vídeos e filmes de um determinado período histórico.

Ensino: lecionar história geral ou do Brasil para os ensinos Fundamental, Médio ou cursos pré-vestibulares. Com pós-graduação, dar aulas na Educação Superior.

Memória empresarial: pesquisar a história de empresas e instituições em geral para apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa: investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Documentação e preservação: selecionar, identificar e organizar documentos históricos para o acervo de museus –  públicos e privados – e de centros de documentação. Identificar obras que farão parte de uma exposição permanente ou temporária. Atuar em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico e histórico.

.