Técnico em Meio Ambiente
O Técnico em Meio Ambiente irá desenvolver suas atividades junto à Prefeituras Municipais, organizações públicas, privadas e fundações de meio ambiente, na medida em que essas instituições, bem como organizações não governamentais, são potenciais contratantes de produtos e de serviços nas diversas áreas da engenharia, da educação ambiental, do controle e da fiscalização sanitária e preservação do Meio Ambiente.
Apresentação
Técnico
Perfil do Egresso
O Técnico em Meio Ambiente, do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde, caracteriza-se como um profissional comprometido com o desenvolvimento social, ambiental e econômico, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos e com competências profissionais que o qualifiquem a:
- Interpretar e aplicar a legislação ambiental vigente no âmbito municipal, estadual e federal.
- Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente e as características das atividades geradoras de resíduos.
- Organizar a redução, o reuso e a reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos.
- Realizar e coordenar o sistema de coleta seletiva.
- Atuar no acompanhamento e orientação da exploração de recursos minerais, hídricos, vegetais e do solo, propondo estratégias de ação sustentável na redução de impactos negativos.
- Organizar programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista.
- Atuar na elaboração e execução de projetos, programas ou palestras de interesse público e privado de educação ambiental, de esclarecimento sobre prevenção à poluição e práticas ambientalmente corretas.
- Identificar os tipos de contaminantes e poluentes e seus efeitos sobre o ambiente, indicando e aplicando medidas de prevenção, mitigação e controle.
- Avaliar os impactos causados por resíduos sólidos, atmosféricos e águas residuais, identificando as consequências sobre o ambiente, propondo estratégias de gerenciamento, redução, reciclagem, tratamento e disposição final adequada.
- Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.
- Integrar departamentos de gestão ambiental das administrações públicas e privadas.
- Atuar em equipes de planejamento urbano auxiliando na definição de zoneamento ambiental por setorização e orientação de atividades.
- Realizar amostragem e interpretação de laudos de água, solos, sedimentos e efluentes, entre outros.
- Participar na elaboração e execução de projetos e programas ambientais de saneamento básico e saúde pública.
- Atuar na implantação e acompanhamento de sistemas de planejamento e gestão ambiental em organizações, visando à certificação ambiental segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001).
- Auxiliar na realização de processos de auditoria ambiental.
- Auxiliar na elaboração, acompanhamento e avaliação de processos de licenciamento ambiental.
- Atuar como fiscal em órgãos ambientais.
- Atuar como Auxiliar Técnico em caso judicial, com ou sem perícia ambiental.
- Realizar coleta de sementes, produção e formação de mudas florestais nativas.
- Implantar espécies arbóreas nativas e conduzir povoamentos florestais.
- Identificar os processos de degradação e aplicar técnicas de recuperação em áreas degradadas.
- Auxiliar na elaboração de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
- Atuar na gestão de espaços terrestres protegidos por legislação ambiental.
- Aplicar diferentes ferramentas de gestão para avaliação de aspectos ambientais, visando a ecoeficiência industrial, a saúde do trabalhador e a qualidade de vida da coletividade.
- Atuar na orientação dos princípios básicos que regem a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.
- Identificar e classificar impactos ambientais, propondo estratégias sustentáveis de uso racional dos recursos naturais.
- Interpretar e utilizar cartas, mapas e imagens orbitais georeferenciadas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), em zoneamento e estudos ambientais.
- Empregar os sistemas de coordenadas, projeções cartográficas e os sistemas de posicionamento global por satélite para o dimensionamento e análise das fragilidades ambientais, realizando diagnóstico de risco, bem como das potencialidades de áreas em estudos ambientais.
- Auxiliar em práticas de levantamento de fauna e programas de proteção faunística.
- Conhecer diferentes fontes de energias alternativas e seus impactos sobre o ambiente, contribuindo na tomada de decisões acerca de novas tecnologias.
- Identificar as potencialidades e propor a substituição de energéticos convencionais em favor de soluções ambientalmente sustentáveis.
- Conhecer os fundamentos do empreendedorismo, cooperativismo, legislação trabalhista, ética profissional, gestão de pessoas e tecnologia da informação, como forma de aprimoramento pessoal e profissional.
Santa Maria
Técnico
O curso de Técnico em Meio Ambiente está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Técnico - Presencial sendo Vespertino o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como Eixo Tecnológico AMBIENTE E SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de MAURÍCIO VICENTE MOTTA TRATSCH e a coordenação substituta de PATRICIA SABINO DA SILVA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 3 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Depoimentos
Como aluno da 1ª turma do Curso Téc. em Meio Ambiente posso dizer que o mesmo me abriu diversas oportunidades, complementares ou não ao trabalho que eu já desempenhava na área agrícola. Também me proporcionou conhecimento básico para desempenhar a função de Licenciador Ambiental, a qual exerço há cerca de sete anos. Além disso, a área ambiental abrange assuntos agradáveis de se estudar e trabalhar, tornando leve a rotina de trabalho para quem já possui apreço por esse tipo de atividade. É um mercado de trabalho promissor, e com demanda cada vez maior por profissionais capacitados.
Thiago de Miranda Weigert