Ir para o conteúdo UFSM em rede Ir para o menu UFSM em rede Ir para a busca no site UFSM em rede Ir para o rodapé UFSM em rede
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Outras Ferramentas

Introdução

Cada vez mais as tecnologias têm sido utilizadas no contexto educativo, como potentes recursos pedagógicos, contribuindo para a inovação e a flexibilização no processo de ensino-aprendizagem. Existe uma gama de recursos e ferramentas que podem ser adequadas aos objetivos de aprendizagem e utilizadas como estratégia pedagógica e avaliativa. 

A seguir, apresentamos algumas opções de ferramentas:

Ferramentas
BrandAssets-Logo-CoverImage

O Kahoot é uma ferramenta que permite a criação de quizzes, do tipo perguntas e reposta, em que as questões corretas valem pontos. Pode ser utilizado de forma remota, compartilhando seu kahoot na tela por meio de uma ferramenta de videoconferência, para interagir com os alunos e realizar avaliações rápidas baseadas em jogos, obtendo respostas em tempo real, 

A plataforma está disponível em versão web e app e possui plano gratuito com recursos básicos de criação.

Acesse: https://kahoot.com/     

Link de acesso do aluno: https://kahoot.it/

***Durante a pandemia o Kahoot está disponibilizando acesso gratuito aos recursos premium. Acesse: https://kahoot.com/access-kahoot-premium-for-free/  

socrative (1)

O Socrative é uma ferramenta que permite a realização de atividades com perguntas e respostas (quizzes), nas quais os alunos podem responder questões de forma remota, desde que disponham de acesso à internet. Possui também uma dinâmica de competição entre equipes.

A ferramenta possui opção de plano gratuito 

 Acesse: http://www.socrative.com/

O Mentimeter um recurso digital para criar apresentações com interação e respostas em tempo real, como enquetes, perguntas e respostas ou nuvem de palavras.

A ferramenta oferece opção de conta gratuita.

Pode ser utilizada como proposta de avaliação formativa em videoconferências e atividades síncronas, com questões e dinâmicas que podem favorecer aprendizado colaborativo e fornecer feedback ao professor.

 Acesse: https://www.mentimeter.com/

Link de acesso do aluno:  www.menti.com ou pelo app, informando o código fornecido pelo professor.

padlet

Padlet é uma ferramenta no formato de mural virtual dinâmico e interativo, que permite que os estudantes compartilhem os trabalhos realizados, podendo inserir qualquer tipo de conteúdo (imagens, vídeo, texto, links), reunindo ideias de forma individual ou colaborativa.

Pode ser compartilhado com os alunos por meio de um link, por e-mail, pelo Facebook ou Twiter,  por meio de QRCode (gerado pelo próprio app)  ou compartilhado diretamente no Google Classroom.

A ferramenta possui opção de conta gratuita e está disponível na versão web e app.

Acesse: https://pt‐br.padlet.com/

Assista ao vídeo com o depoimento da Profª Vanessa Fialho, do DELEM/CAL/UFSM, sobre o uso da ferramenta Padlet.

CMapTools

CmapTools

O CMapTools é um software de criação de mapas conceituais, que constituem uma potente estratégia avaliativa. Permite que os usuários criem seus Cmaps, mapeando e relacionando conceitos, de forma individual ou colaborativa.

O software possui licença gratuita e é compatível com os sistemas Linux, Windows e OSX. Disponibiliza  também uma versão online baseada na web, para uso em desktops e laptops.

Acesse: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/

O MindMeister é uma ferramenta online para o desenvolvimento de mapas mentais. Permite que os alunos elaborem, compartilhem e apresentem ideias, favorecendo o aprendizado individual e colaborativo e possibilitando que os mapas sejam utilizados também como estratégia avaliativa.

A ferramenta possui plano básico gratuito, que permite a criação de até três mapas mentais, está disponível na versão web e app. Os mapas são salvos na nuvem, podendo ser acessados pelo navegador web nos sistemas operacionais Linux, Windows ou MAC.

Acesse: https://www.mindmeister.com/pt

O Anchor é uma ferramenta gratuita para criação, hospedagem e compartilhamento de podcasts. É uma ótima opção para desenvolvimento de atividades de autoria com os estudantes, estimulando-os a produzirem conteúdos de áudio que possibilitem ao professor utilizá-los como estratégia avaliativa.

Disponível em versão web e app.

Acesse: https://anchor.fm/

Infogram é uma ferramenta web gratuita para criação de infográficos e outros conteúdos digitais, como relatórios, gráficos, mapas e posts para redes sociais. 

Os infográficos podem ser utilizados como instrumentos de avaliação formativa, a partir de produções nas quais os estudantes criem materiais, sintetizem conteúdos ou apresentem resultados de pesquisas realizadas, por exemplo.

A ferramenta oferece um plano básico gratuito que permite a criação de até 10 projetos, a partir do registro com a conta Google, Facebook ou e-mail pessoal e senha.

Acesse: https://infogram.com/pt/

Saiba mais sobre o Infogram acessando a página de Suporte.

O Edpuzzle é uma plataforma online para a criação de vídeo-aulas interativas e que permite a edição de vídeos e a inserção de atividades como perguntas abertas e de múltipla escolha, feedback e gabaritos comentados, além de links, imagens, fórmulas e notas de áudio.

É possível fazer upload de vídeos próprios e editar vídeos disponíveis na plataforma ou em canais externos, adaptando-os aos seus objetivos educacionais.

A plataforma pode ser integrada ao Google Sala de Aula, permitindo a importação de turmas, programação de atividades e acompanhamento do desempenho dos alunos. Possui um plano gratuito que permite fazer upload de até 20 vídeos.

Acesse: https://edpuzzle.com/

Acesse abaixo alguns tutoriais em vídeo sobre o Edpuzzle:

Como criar uma atividade

Como importar as turmas do Classroom

Tutorial completo

O Genially é uma plataforma online de produção de conteúdos digitais e recursos educacionais interativos, como apresentações, jogos, imagens, infográficos, entre outros. Dentre as inúmeras possibilidades de criação com o Genially está o escape room, que é um jogo de fuga no qual os participantes ficam “presos” em uma sala e precisam desvendar enigmas e resolver problemas de forma colaborativa para encontrar a saída. Os escape rooms podem ser utilizados como estratégia de avaliação formativa, podendo ser adaptados aos temas curriculares e permitindo a verificação dos conhecimentos dos alunos por meio dos desafios propostos.

A plataforma possui um plano gratuito que oferece produção ilimitada, modelos e galeria de recursos, gráficos e tabelas.

Acesse: https://www.genial.ly/

Visite o Centro de Ajuda Genially e veja alguns tutoriais sobre criação de escape room.

Acesse o tutorial em vídeo para criação de escape room.

Quizizz_

O Quizziz é uma ferramenta gratuita baseada em estratégia de gamificação para criação de testes e questionários dinâmicos. ´Permite elaborar os quizzes utilizando questões próprias (múltipla escolha, várias opções corretas, verdadeiro ou falso, respostas curtas e longas, preencha o espaço em branco) ou adaptar a partir de jogos já existentes.

A ferramenta permite que o Professor analise o desempenho dos alunos e faça download dos dados. Pode ser acessada pelo navegador web ou pelo aplicativo, a partir de uma conta Google (apenas em inglês).

Acesse: https://quizizz.com/

Tutorial em vídeo: https://youtu.be/eWWBXJjocEI

O Flipgrid é uma ferramenta gratuita da Microsoft que permite criar tópicos de discussão e promover fóruns e debates online, por meio de vídeos curtos criados na própria plataforma (até 10min).

O Professor pode moderar os vídeos dos estudantes, revisando-os e aprovando a publicação, permitir respostas entre os alunos, fornecer feedback básico ou personalizado, criando e atribuindo critérios de avaliação para os vídeos. Pode ser compartilhado pelo código da ferramenta, por QR Code, código de incorporação, diretamente no Classroom ou no Teams. E os estudantes podem acessar pelo aplicativo, apenas inserindo o código fornecido pelo Professor.

Acesse: https://flipgrid.com (em inglês)

Acesse o Guia de Introdução, visite o Centro de Ajuda Flipgrid para ler artigos de suporte. 

Tutorial em vídeo: https://youtu.be/np7JevZQGa4

O Pear Deck é um complemento para o Google Slides que permite criar apresentações interativas, inserindo questões que podem ser respondidas pelos estudantes diretamente nos slides. Podem ser utilizados em aulas síncronas e assíncronas, como alternativa para avaliações diagnósticas ou formativas. Possui opções de questões abertas, de múltipla escolha, numéricas, desenhos, arrastar, etc.

A apresentação pode ser compartilhada por meio de link ou diretamente no Google Classroom. Em atividades síncronas permite importar os alunos de uma turma do Classroom ou compartilhar o código da atividade para acesso dos estudantes no site.

Disponibiliza versão gratuita.

Acesse: https://www.peardeck.com/googleslides     Link para estudantes: joinpd.com

Tutorial em vídeo sobre o Pear Deck.

Slido

O Slido é uma plataforma que permite criar eventos ou aulas interativas e que pode ser utilizada como estratégia avaliativa, permitindo que o professor obtenha respostas dos alunos em tempo real, por meio de perguntas de múltipla escolha, perguntas dissertativas, quizzes, enquetes e nuvens de palavras.

Os estudantes podem acessar pelo site sli.do ou pelo aplicativo, apenas inserindo o código de adesão informado pelo Professor.

Possui plano gratuito. Em inglês.

Acesse: https://www.sli.do/

Tutorial em vídeo: https://youtu.be/2_e1sn9lVDk

OTricider é uma ferramenta que permite promover debates e votações, propondo temas para reflexão crítica dos estudantes, estimulando a argumentação e a tomada de decisões. O Professor propõe uma pergunta inicial e uma descrição sobre o tema proposto, solicitando que os estudantes insiram ideias relacionadas, votem e argumentem a favor ou contra.

A atividade pode ser compartilhada com a turma por link ou por meio de algumas redes sociais.

Gratuito.

Acesse: https://www.tricider.com      Saiba mais em: https://www.tricider.com/features

Tutorial em vídeo: https://youtu.be/eYSH9Lb2Ohk

O Plickers é uma ferramenta de avaliação formativa que permite administrar testes rápidos com questões de múltipla escola e verdadeiro ou falso, obtendo o desempenho individual dos estudantes em tempo real. Permite importar os alunos diretamente do Google Classroom e acompanhar o desempenho por meio de relatórios e gráficos.

A ferramenta foi projetada para uso presencial, com o uso de cartões resposta (cards) impressos, que são distribuídos aos estudantes e digitalizados via celular do professor para verificação das respostas. Recentemente a ferramenta recebeu uma atualização que permite a utilização em aulas remotas: no formato e-learning o compartilhamento do questionário se dá por meio de links exclusivos enviado aos alunos para registro de seus dispositivos.

Possui plano gratuito e é disponibilizada na versão web e aplicativo. Em inglês.

Acesse: https://get.plickers.com     

Acesse a Central de Ajuda: https://help.plickers.com/hc/en-us

Tutorial: O uso do Plickers de forma remota – https://youtu.be/8Q-MMjWKAB0

O Canva é uma ferramenta online de produção de conteúdos digitais e peças de design, como infográficos, apresentações, folders, cartazes, panfletos, convites, posts para mídias sociais, entre outros. Permite trabalho em equipe, sendo possível compartilhar o design com outras pessoas, atribuindo a permissão para edição de forma colaborativa e remota.

Dentre as inúmeras possibilidades de design, o Canva permite a criação de e-books. O professor pode propor a criação individual ou colaborativa de e-books como atividade avaliativa, solicitando que os estudantes organizem uma obra digital a partir de artigos científicos produzidos, criem materiais didáticos ou instrucionais, manuais, compilado de produções artísticas da turma, entre outras possibilidades pedagógicas.

A ferramenta disponibiliza um plano gratuito que oferece diversos templates editáveis, diferentes layouts, banco de imagens e uma gama de elementos e recursos. Requer cadastro e possui versão web e app (Android e iOS).

Acesse: https://www.canva.com/pt_br/criar/ebooks/

O Animaker é um software de criação de vídeos animados e infográficos em vídeo, baseado em nuvem, que permite utilizar modelos prontos, inserindo personagens com expressões, texto, gráficos, objetos, cenas, áudio e música.

É uma opção de ferramenta que pode ser utilizada por professores e estudantes como recurso para apresentações em vídeo e como estratégia de atividade avaliativa em diferentes propostas pedagógicas e componentes curriculares.

Possui plano gratuito. Possibilita a criação de vídeos de até 2 minutos, com a marca d’água Animaker, permitindo trabalho em equipe, download dos vídeos e publicação no Youtube, Facebook e Twiter.

Acesse: https://app.animaker.com

Tutoriais do Animaker: https://www.animaker.co/tutorials