Introdução
As redes sociais vêm ganhando espaço, principalmente entre o público e vem sendo utilizadas não apenas para o viés social, mas cada vez mais, para o compartilhamento de experiências e questionamentos, despertando o interesse de profissionais da educação sobre as potencialidades e desafios de seu uso no contexto educativo. Abaixo apresentamos algumas das redes sociais mais utilizadas.
Ferramentas
O Facebook tem lugar de destaque nos trabalhos relacionados ao uso das redes sociais no contexto do ensino e aprendizagem.
No âmbito educacional essa rede social é uma plataforma popular que possibilita a comunicação online e a mediação do processo de construção de saberes à medida que os estudantes e professores compartilham e discutem os problemas encontrados no cotidiano escolar.
Como criar um grupo no Facebook
O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo
celular. Nos últimos anos vem sendo utilizado no contexto educacional para discussão entre grupos de trabalho e pesquisa, bem como comunicados.
Dentre as vantagens estão a facilidade de acesso e compartilhamento de forma síncrona e assíncrona e ampliação da sala de aula.
Como desvantagem necessidade de acesso a rede e smartphones, além da necessidade de estabelecimento de regras claras de uso.
Como criar um grupo no Whatsapp
O Instagram é outra rede social de compartilhamento de fotos e vídeos curtos comumente utilizada para laset e para compartilhamento de anúncios de empresas,. Essa ferramenta pode, desde que planejada, tornar-se uma opção interessante no contexto educacional, permitindo a transmissão de lives de conteúdo educativo.
As lives possibilitam o compartilhamento de conteúdo de uma forma mais humanizada e engajadora.
Como fazer uma live no Instagram
Engajar alunos é um desafio diário para professores, nesse sentido o Tik Tok, uma rede social que tem como foco o compartilhamento de vídeos curtos, pode ser uma alternativa para a produção de conteúdo.
A plataforma permite a gravação de vídeos de até 60 segundos. Além de músicas, o app tem uma gama de efeitos visuais e filtros tornando o processo de criação simples e divertido.
No contexto educacional, o TikTok deve priorizar o engajamento dos alunos nas atividades e a transformação do espaço de aprendizagem.
A ferramenta pode ser utilizada ainda no contexto avaliativo, explorando a criatividade dos estudantes.