Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Mobilidade Urbana

A pista multiuso da UFSM foi idealizada com o intuito de atender as demandas de circulação da universidade e mobilidade, dificultada pelo aumento do número de servidores e estudantes.

O campus sede representa um dos maiores espaços verdes e ao ar livre da cidade de Santa Maria, semelhante a um parque. Dessa forma, além da circulação, a pista também auxilia atividades de recreação, como caminhadas, passeios, andar de bicicleta, entre outros. Além de melhorar a circulação dentro do campus, a pista também auxilia na saúde dos frequentadores, devido à prática de atividades físicas.

Em uma pesquisa realizada no ano de 2015, os usuários destacaram que desde a criação da pista, os carros param nos cruzamentos, o ambiente tornou-se mais agradável e as calçadas ficaram livres de ciclistas. A maioria das atividades relatadas pelos usuários incluem: leitura nas áreas verdes ao redor da pista, corrida, caminhada e skate.

Na UFSM também existe o Grupo de Estudos em Mobilidade (GeMob), fundado em 2014 com a finalidade de fornecer um ambiente de crescimento profissional e desenvolvimento na área de Engenharia de Tráfego na região central do Rio Grande do Sul. O grupo age no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a mobilidade urbana dentro do Campus Santa Maria, além de apoiar o município em coleta de dados e decisões técnicas. Os projetos já desenvolvidos na UFSM são: Via UFSM, Corredor de Acessibilidade e Mobilidade, Reestruturação do Estacionamento do Centro de Tecnologia, Levantamento de Ônibus e Educação no Trânsito.

Conheça mais sobre o GeMob através do site https://gemobufsm.wixsite.com/gemob