A Coleta Seletiva Solidária consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis gerados na UFSM, através de associações de selecionadores de resíduos, habilitadas conforme o Decreto 5940/2006 e escolhidas pela Instituição através da publicação de edital. Esse sistema foi implemantado em junho de 2016, atrvés de um acordo firmado entre a Universidade e quatro Associações: ARPS, ASMAR, Noêmia Lazzarini e ARSELE.
A UFSM além de disponibilizar veículos as associações que não possuem caminhão para realizarem a coleta, também concede, no Restaurante Universitário ao valor de visitante, o almoço ao selecionadores . Ao término da coleta, os resíduos são entregues na Associação que faz a triagem para a comercialização.
Atualmente, cerca de 40 famílias se beneficiam dos resíduos da UFSM. Os ganhos financeiros são divididos entre os associados. A UFSM não fatura dinheiro com a coleta.
Nosso objetivo é realizar mais do que uma ação ambiental, mas sim demostrar a resposabilidade socioambiental da UFSM com sua comunidade.