Embrapii
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) conecta o conhecimento científico da sua Rede de Unidades com a indústria por meio de um modelo ágil, flexível e com investimento de recursos não reembolsáveis. A rede de unidades EMBRAPII é formada por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas credenciadas para atender as demandas de inovação da indústria.
Unidade Embrapii UFSM
A Unidade Embrapii UFSM é credenciada desde 2020 e atua na área de Energia e Mobilidade, uma evolução em relação ao foco inicial em Recursos Energéticos Distribuídos. Sua atuação contempla a conversão, o processamento e a integração de fontes energéticas, além de soluções voltadas à mobilidade, sempre com ênfase na sustentabilidade. O tema da energia é tratado de forma abrangente, envolvendo múltiplas áreas de conhecimento e aplicação, o que permite à unidade expandir continuamente seu escopo de atuação e fortalecer a interação entre universidade, empresas e sociedade.
Áreas temáticas
Recursos energéticos
Geração, armazenamento, integração, gestão e otimização.
Conversão de energia
Concepção, otimização e eficiência energética.
Mobilidade
Tecnologia veicular, motores e biocombustíveis e infraestrutura de apoio.
Utilidades
Notícias
Modelo de contratação de projetos
Grupos de pesquisa
O CEESP engloba especialistas em diversas áreas do setor energético. Pesquisas são desenvolvidas no âmbito de geração de energia, abrangendo sistemas fotovoltaicos, eólicos, a biogás, energia geotérmica, além do uso do hidrogênio como vetor energético, incluindo células a combustível. No contexto da mobilidade elétrica, as análises compreendem sistemas de comunicação, desenvolvimento de software, controle e automação com supervisão em tempo real de processos, cibersegurança, gerenciamento de recursos energéticos distribuídos e avaliação de impactos sobre as redes elétricas. A evolução tecnológica do sistema de distribuição do país por meio de smart grids e qualidade do fornecimento de energia igualmente integram o escopo de pesquisa do Grupo.
O NIC objetiva construir modelos para traduzir a realidade subjetiva em cenários quantificáveis e simuláveis, abordando tomada de decisão gerencial, sistemas de medição de desempenho e gestão da inovação. Ele realiza pesquisas no âmbito da gestão da inovação e competitividade empresarial utilizando dos conhecimentos de modelagens, através do desenvolvimento de ferramentas de mensuração de desempenho para aprimorar processos administrativos que resultam no aumento da competitividade, visando ganhos de produtividade para diversos setores de atuação, além de formar recursos humanos e transferir conhecimentos para o desenvolvimento do setor empresarial e público e de toda sociedade.
Atualmente, o GEPOC é composto por um corpo docente formado por 30 doutores pesquisadores, e mais de 140 alunos distribuídos entre iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. O grupo disponibiliza aos pesquisadores e alunos em torno de 800 m² de área física, divididas em laboratórios de pesquisa, biblioteca e sala de estudos para alunos de pós-graduação, sala de microcomputadores para alunos de iniciação científica, secretaria, almoxarifado e sala de professores. Conta também com uma área de 800 m² disponíveis para a instalação de painéis fotovoltaicos. A forte vinculação do GEPOC com a produção científica de qualidade, pode ser verificada através dos currículos Lattes/CNPq de seus pesquisadores, bem como através do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, onde se observa uma excelente regularidade e um elevado número de publicações em periódicos/conferências reconhecidos ao longo destes anos.
Com o surgimento de novas tecnologias de iluminação, o GEDRE ampliou seu escopo de atuação, incorporando novas linhas de pesquisa e áreas de desenvolvimento. Essa evolução motivou a atualização de sua identidade para GEDRE – Inteligência em Iluminação, refletindo sua dedicação ao desenvolvimento de soluções avançadas e sustentáveis na área de iluminação. As atividades do grupo incluem o projeto de drivers eletrônicos para LEDs, controle inteligente de sistemas de iluminação, integração com plataformas de automação e comunicação, estudos sobre eficiência energética e qualidade da luz, entre outras iniciativas voltadas à inovação tecnológica no setor. O grupo possui expressiva produção científica, com publicações em congressos internacionais (PESC, IAS, IECON, ISIE, CIEP, IMEC, EPE) e nacionais (CBA, COBEP, INDUSCON), além de artigos em periódicos de relevância internacional (IEEE, IES) e nacional (SBA, SOBRAPEEP). Dezena de dissertações de mestrado e teses de doutorado já foram defendidas no âmbito do grupo, havendo ainda diversos trabalhos de mestrado e doutorado em andamento.
O GPMOT tem como objetivo desenvolver e participar de atividades de pesquisas e desenvolvimento. Os trabalhos e projetos são executados através da orientação de alunos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso, estagiários e alunos de mestrado e/ou doutorado em programas de pós-graduação internos e externos à UFSM, como é o caso dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da UFSM, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS (PROMEC) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC (POSMEC).
Laboratórios
Voltado à realização de ensaios e certificação de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica. É o principal laboratório credenciado pelo INMETRO no Brasil, com capacidade de teste em potências de até 75 kW. Atua em colaboração com a indústria e órgãos reguladores, oferecendo relatórios técnicos para registro de equipamentos no INMETRO.
Inaugurado em 2018, dedica-se ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em conversores eletrônicos aplicados ao setor de energias renováveis. O espaço é utilizado pelo setor industrial para a criação e aprimoramento de produtos, contando com a infraestrutura do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos para ensaios de potência. Suas atividades abrangem desde testes de pré-certificação e ajustes de firmware até projetos de maior complexidade em parceria com empresas do setor.
Inaugurado em 2020, é dedicado à simulação em tempo real de sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, utilizando a metodologia Power Hardware-in-the-Loop (PHIL) para a realização de testes com potência. Conta com integração à infraestrutura do Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos e já vem sendo utilizado em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com indústrias e empresas do setor elétrico.
Voltado à realização de ensaios, projetos e avaliações de transformadores e outros equipamentos aplicados ao setor elétrico e de energias renováveis. Possui infraestrutura para testes de suportabilidade a descargas atmosféricas e já é utilizado em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a indústria.
Um laboratório especializado em ensaios de curto-circuito e arco elétrico, oferecendo uma infraestrutura capaz de gerar correntes de até 20 kA. de forma segura e controlada. O laboratório possui equipamentos que simulam o comportamento de uma subestação, permitindo a realização de ensaios complexos para pesquisa aplicada, desenvolvimento de produtos e validação de soluções na área de segurança elétrica. Além dos testes técnicos, oferecemos suporte a empresas em projetos de P&D, consultorias especializadas e experimentos para aplicações industriais e acadêmicas.
Dispõe de estações de trabalho e softwares especializados para simulações em elementos finitos, aplicados ao desenvolvimento e otimização de equipamentos elétricos. Oferece suporte direto à indústria no projeto e aperfeiçoamento de produtos eletrônicos.
Empresas Parceiras





