Nos dias 9 e 10 de dezembro, a Unidade Embrapii UFSM participou do Encontro Anual das Unidades Embrapii de 2025, em Brasília – Distrito Federal. O evento reuniu representantes de 90 Unidades, além de líderes da ciência, governo e indústria para definir prioridades da inovação brasileira.
Segundo o site da própria Embrapii, o encontro marcou o início da construção das agendas estratégicas que vão orientar a inovação industrial do país ao longo do ano de 2026. E contou com a presença da Ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), demonstrando a importância das ações desenvolvidas pela Embrapii em âmbito nacional.
A abertura institucional do evento foi conduzida por Álvaro Prata, presidente da Embrapii, e a programação abordou a retrospectiva das atividades desenvolvidas em 2025, seguida das perspectivas para 2026. As sessões trataram de temas como as tendências em inovação industrial, a apresentação da projeção de captação de recursos 2025, do planejamento estratégico 2026 e dos Projetos de Destaque, com a premiação dos Melhores do Ano Embrapii.
No momento, a Unidade Embrapii UFSM esteve representada pelo professor Leonardo Fontoura e pela gestora de projetos Lovaina Menin. Para Lovaina, a participação no evento foi essencial para a Unidade, considerando as mudanças previstas para o próximo ano. Já que puderam ter acesso a informações estratégicas e novidades que impactarão diretamente a gestão e a operação do sistema Embrapii.
Já o professor Leonardo Fontoura comenta que estar presente na Conferência Anual de Unidades Embrapii é gratificante, por ser um momento de celebração de resultados e projeção de metas, além de trazer novas perspectivas para a Unidade:
“Nesta oportunidade, uma série de novidades, do ponto de vista de avaliações anuais, reenquadramento do programa de excelência operacional, e engajamento na rede foram apresentadas. Acredito que isso vá contribuir para a solidificação do modelo, nesta parceria Unidades Embrapii e indústria, e, localmente, nos auxiliar no planejamento de ações para 2026.”
A participação da Unidade Embrapii UFSM reafirma sua atuação e demonstra a busca frequente por manter suas atividades atualizadas e em concordância com as demais unidades. Além disso, o evento possibilitou uma visão mais clara e antecipada dos rumos do sistema Embrapii, contribuindo para o fortalecimento do planejamento interno, da governança e da tomada de decisão estratégica.
Texto: Júlia Petenon, jornalista e bolsista de pós-graduação em comunicação da Unidade Embrapii UFSM.