Na última sexta-feira (5), o Programa de Capacitação 4.0 da Unidade Embrapii UFSM realizou seu último encontro do ano. O momento contou com a participação do jornalista e mestre em comunicação, Maurício Rebellato, que pesquisa a importância da comunicação para o desenvolvimento.
O encontro foi uma oportunidade para que os estudantes pudessem entender o cenário digital atual e os fluxos de comunicação que atravessam todas as áreas de atuação. Para isso, foram realizadas atividades reflexivas e dinâmicas para praticar a comunicação individual e coletiva.
O bolsista, Alisson Costa Schmidt, acadêmico do curso de Ciências da Computação, conta que a dinâmica realizada complementou em sua carreira profissional:
“Gostei muito da forma como os conteúdos foram trabalhados. Aprendi bastante e houve reforços importantes de temas já abordados no programa de capacitação. A dinâmica de autoconhecimento também foi muito significativa, pois acrescentou diretamente às atividades individuais propostas. Ela me ajudou a compreender melhor meus pontos fortes e as áreas que ainda preciso desenvolver.”
Para a voluntária Maria Danyela Martins Furlan, acadêmica de Administração, a atividade provocou reflexões pessoais:
“Achei o exercício muito interessante, pois me ajudou a perceber como me comunico e como escuto o outro, permitindo identificar pontos que posso melhorar tanto como comunicadora quanto como receptora de mensagens.”
O momento fez parte do último encontro do Programa de Capacitação 4.0 da Unidade Embrapii UFSM. Encerrando um semestre de exercícios, mentorias e práticas realizadas pelos bolsistas e voluntários, em conjunto com a governança e mentores da Unidade.
Alisson afirma que este primeiro semestre como bolsista foi de grande aprendizado e crescimento:
“Por estar desenvolvendo a habilidade de autoconhecimento, percebi mudanças positivas na minha maneira de pensar e agir, tanto na minha atuação nas atividades do programa quanto no meu trabalho. Além disso, a experiência na gestão de projetos foi de muito proveito no cargo que ocupo. Também estou ansioso para conhecer as próximas habilidades que serão trabalhadas e entender como poderão complementar minha formação!”
Já Maria Danyela comenta que o semestre foi impulsionador, e permitiu desenvolver habilidades de comunicação, liderança e resolução de problemas:
“A abordagem prática contribuiu bastante para meu crescimento pessoal e profissional. Para o próximo ano, espero continuar desenvolvendo minhas habilidades e aplicando os conhecimentos adquiridos nas minhas vivências. Também pretendo aprofundar minha experiência prática, contribuir ativamente em trabalhos em grupo e fortalecer minhas competências.”
Para o próximo semestre, os alunos participantes do programa irão desenvolver outras duas competências. Conforme o cronograma, será realizada uma dinâmica mensal em grupo, além das atividades semanais de cada estudante em sua área de atuação.



Texto: Júlia Petenon, jornalista e bolsista de pós-graduação em comunicação da Embrapii UFSM.