Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 30 julho 2021 - 13:49 | Última modificação: 25 novembro 2021 - 16:15
Ouvir
36ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM - JAI

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Online - SM, FW, PM e CS

22/11/2021 00:00 - 26/11/2021 00:00

Notícias do Evento jai2021

O descobrir-se cientista: 36ª JAI encerra com incentivos do reitor e de alunos e premiação dos melhores trabalhos
Na última sexta-feira (26), encerrou-se pela 36ª vez a Jornada Acadêmica Integrada, a JAI da Universidade Federal de Santa Maria, realizada, como no ano passado, remotamente. Na cerimônia, com transmissão…
30/11/2021 - 09:31
Apresentações não-realizadas na 36ª JAI
A Coordenadoria de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (CIC/PRPGP) comunica aos estudantes que não realizaram sua apresentação na  36ª Jornada Acadêmica, por motivos como “invasão por hacker”…
29/11/2021 - 09:35
Alunos que não realizaram apresentação na 36ª JAI têm até quarta (1º) para enviar vídeo
A Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) comunica aos alunos que não realizaram sua apresentação na 36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), por motivos como…
29/11/2021 - 09:07
36ª JAI condecora os Professores Destaque 2021 da UFSM
[caption id="attachment_57289" align="alignright" width="632"] Pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, destacou a importância do Fien e do Prolicen[/caption] Na quarta-feira (24), terceiro dia da 36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM,…
25/11/2021 - 09:16
36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) movimenta a produção acadêmica da UFSM nesta semana
Desta segunda (22) até sexta-feira (26) a UFSM realiza a 36ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), novamente no formato online. O evento tem como objetivo estimular a iniciação dos…
22/11/2021 - 10:29
Divulgada a programação da 36ª Jornada Acadêmica Integrada em novembro
De 22 a 26 de novembro, a UFSM realizará a 36ª edição da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. O objetivo do evento é estimular a iniciação dos alunos de graduação…
10/11/2021 - 10:47
Descrição

Evento integrante da Universidade Federal de Santa Maria que objetiva estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promover a troca de experiências, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações.

Programação

Vai apresentar trabalho na JAI ? Clique aqui


Programação Eventos Satélites – clique aqui

Programação 14º Salão de Extensão – clique aqui

22 DE NOVEMBRO DE 2021

9h Palestra de abertura

Mulheres na Ciência: Uma Verdade Inconveniente – Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Marcia Cristina Bernardes Barbosa – Física UFRGS

Foto de mulher de cabelos lisos castanhos sorrindo, ela veste blusa preta de manga longa
14h Apresentação oral de trabalhos 

16h Palestra Temática

Insetos Comestíveis: a proteína do milênio – Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Neila Richards – Departamento de Tecnologia e Ciência Alimentos UFSM

Foto de mulher sorrindo, cabelos llisos e vestindo camisa vermelha
16h Palestra Temática

Atividades parácrina e endócrina do interferon tau em modelos experimentais in vivo e in vitro – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. Alfredo Q. Antoniazzi – Departamento da Clínica de Grandes Animais UFSM

No início da gestação, o concepto sinaliza sua presença para a mãe com a finalidade de reconhecer, estabelecer e manter a gestação. A sinalização responsável pelo reconhecimento materno da gestação em ruminantes é feita por uma proteína secretada pelo concepto chamada de interferon tau (IFNT). A principal função desta citocina é a manutenção inicial do corpo lúteo para síntese de progesterona. O IFNT sinaliza de forma parácrina, e atualmente sabe-se que existem componentes autócrino e endócrino. Inicialmente o IFNT produzido pelo concepto age no útero evitando pulsos luteolíticos de prostaglandina F2 alfa (PGF). Além do reconhecimento materno da gestação, o IFNT é responsável por induzir a expressão de diversos genes, denominados de genes estimulados por interferons (ISGs). Uma das proteínas estimuladas em resposta ao IFNT é a ISG15, que possui função semelhante à ubiquitina. A expressão dessa proteína já foi descrita em várias tecidos extra uterinos, mas quando foi detectada em células mononucleares sanguíneas durante o período inicial da gestação, foi sugerida como um possível marcador molecular para gestação inicial em ruminantes. Esses achados sustentam a hipótese de que o IFNT possui um componente endócrino durante o período da gestação inicial em ruminantes. Com o objetivo de ampliar o conhecimento da sinalização endócrina entre o concepto e o ovário, nosso grupo utiliza modelos in vivo e in vitro para melhor entender a sinalização endócrina do IFNT durante esse período. 

Homem de cabelos e barba castanho usando camisa verde clara
16h
Palestra Temática
O FUTURO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Transmissão pelo YouTube

Rafael Volquind – Chefe do Departamento de Gestão Descentralizada | FEPAM/RS

Dentre as diversas alterações do mundo atual, em especial a dinâmica com que interesses e investimentos são realizados, cabe ao poder público, cada vez mais, assumir o controle sobre as intervenções por ele autorizadas para uso dos recursos naturais. Vamos conversar um pouco sobre as mudanças que estão ocorrendo – legislação, metodologias, práticas e lógicas de avaliação – e o que deve resultar para o meio ambiente e para os profissionais (futuros e atuais) a partir destas alterações.

Foto de homem de barba castanha sorrindo. Veste camisa cinza e está de braços cruzados.
18h
Prêmio Pesquisadora Destaque – Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Maria Rosa Chitolina – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular UFSM

Foto de mulher de cabelos castanhos sorrindo, usa óculos de grau pretos e colar rosa

23 DE NOVEMBRO DE 2021

8h30 Apresentação oral de trabalhos

9h Palestra Plenária 

Gestão Agrícola Digital – Transmissão pelo YouTube

Aurélio Pavinato – Diretor Presidente SLC Agrícola

Analisar a evolução da gestão agrícola com base na experiência da operação da SLC Agrícola em 22 fazendas, com área cultivada de 660.000 ha, e o potencial de ganhos de eficiência através das ferramentas da agricultura digital.

Foto de homem grisalho sorrindo e vestindo camisa branca e blazer preto
10h30 Apresentação oral de trabalhos

13h JAI Performativa – Transmissão via YouTube
14h Apresentação oral de trabalhos

16h Palestra Temática

Boas práticas em aplicações de herbicidas auxínicos – Transmissão pelo YouTube

Prof. Walter Boller – Programa PG em Engenharia Agrícola UFSM

A adoção do sistema plantio direto (SPD) foi um importante avanço em direção a uma agricultura mais conservacionista, uma vez que o sistema padrão de manejo do solo em uso vinha causando degradação do solo e levaria os processos produtivos à exaustão em poucos anos. Um dos pilares do SPD se baseia na rotação de culturas e na cobertura do solo permanente, associadas ao não uso de práticas mecânicas de preparo do solo. Isso implica no manejo químico da vegetação existente, previamente à implantação de cada novo cultivo. Essa operação é conhecida como “dessecação” e o uso continuado do mesmo herbicida, várias vezes ao ano, acabou ocasionando a seleção de plantas daninhas resistentes a diversos herbicidas. Assim, os herbicidas auxínicos representam uma importante alternativa para um manejo técnico da resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Como os auxínicos são herbicidas que apresentam características que podem afetar culturas não alvos, há que se tomar alguns cuidados importantes antes, durante e após a sua utilização no campo. 

Foto de homem careca de barba grisalha, olhos e camisa azul
16h Palestra Temática

Política Linguística da/na UFSM: inclusão, formação e internacionalização – Transmissão pelo YouTube

Profa. Eliana Sturza – Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas UFSM

O mundo contemporâneo, globalizado, diverso e conectado, tem  colocado as pessoas em constante interação e integração. O conhecimento circula com mais rapidez e a sua divulgação tem sido realizada por diferentes meios, sobretudo, os digitais, bem como por plataformas de acesso à vasta produção científica feita em diferentes países e em diferentes línguas. Estar no mundo hoje e estabelecer uma troca constante de informações e saberes demanda que os sujeitos sejam cada vez mais mais plurilingues. A UFSM aprovou em 2018 a resolução 018 que institui a Política Linguística da UFSM. Essa resolução requer que tenhamos um planejamento para institucionalizar de fato na UFSM uma política linguística aberta ao plurilinguismo na e para a instituição, de modo a fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Foto de mulher com cabelos curtos castanhos usando echarpe colorida no pescoço
16h Palestra Temática

As máquinas agrícolas agora são eletrônicas? Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. José Fernando Schlosser – Departamento de Engenharia Rural UFSM

Quando um agricultor detecta um problema de funcionamento de um trator, ele deve chamar o técnico em mecânica ou o técnico eletrônico. Esta pergunta tão fácil de responder no passado é muito difícil de responder na atualidade. os tratores e demais máquinas agrícolas foram tão modernizadas nos últimos anos, que a melhor resposta é – depende. Assim como nos automóveis, os motores dos tratores, antes apenas baseados em componentes mecânicos, foram sendo dotados cada vez mais de elementos de eletrônica, principalmente sensores e atuadores, controlados por centrais eletrônicas. Hoje vários problemas ocorridos nos tratores, para não dizer a maioria, se conserta por meio de diagnósticos digitais. Um scanner rastreia o problema, indica o código de erro e propõe a solução. Protocolos mundiais foram criados e podem ser compartilhados em idiomas diferentes em linguagens digitais universais. Mas não os tratores e os equipamentos dotados de motores receberam a eletrônica embarcada. Hoje semeadoras, pulverizadores e outros equipamentos seguiram o mesmo rumo. Várias questões se apresentam à discussão: Serão os veículos e as atividades agrícolas compatíveis com este tipo de desenvolvimento? A manutenção é possível em componentes que não indiquem desgaste? Um novo perfil de concessionárias e mecânicos está sendo criado? Haverá caminho de volta neste progresso tecnológico?

Foto de homem grisalho usando óculos de grau pretos
16h

Palestra Temática

Saberes Co-Moventes: A Prática Artística como Pesquisa e a Abordagem Somático-Performativa Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Ciane Fernandes – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA)  

Profa. Dra. Melina Scialom – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA)  

A palestra propõe apresentar modos de Pesquisa Performativa, terceiro paradigma de pesquisa (além do quantitativo e do qualitativo), bem como alguns de seus desdobramentos, a exemplo da Abordagem Somático-Performativa. Coerente com as metodologias de Prática Artística como Pesquisa, proporemos uma vivência, além de trocas de processos e perguntas de modo interartístico e colaborativo.  

Foto de mulher de cabelos lisos pretos encostada em um tronco de árvoreFoto de mulher com cabelos curtos castanhos e plantas ao fundo
19h
Destaque Extensionista UFSM – Transmissão pelo YouTube

Irmã Lourdes Dill – Comunidade
Gustavo Pinto da Silva – Docente do Colégio Politécnico de Santa Maria
Silvane Brand Fabrizio – Técnico-Administrativo em Educação do campus de Frederico Westphalen

Foto mulher de cabelos curtos lisos sentada usando blusa branca de gola alta e blazer marromFoto de homem cabelos curtos usando camisa azul clara e blazer pretoFoto de mulher com cabelos ondulados loiros, olhos azuis e plantas verdes ao fundo

24 DE NOVEMBRO DE 2021

9h Palestra Plenária

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais em Rede – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior – Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Foto de homem moreno de barba de braços cruzados sorrindo. Veste terno azul marinho.
10h30 Apresentação oral de trabalhos

14h Apresentação oral de trabalhos

16h Palestra Temática

Vidas desterradas: reflexões sobre formas contemporâneas do exílio – Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Cynthia Andersen Sarti – Antropologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Foto de mulher sorrindo, cabelos ondulados louros e olhos azuis
16h Palestra Temática

O comunitarismo  como força social no Brasil pandêmico – Transmissão pelo YouTube

Profa. Dra. Raquel Paiva – Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Irá se apresentar o comunitarismo como estrutura social e a comunicação comunitária com sua  atuação fundamental  nos espaços periféricos e  empobrecidos diante da inação das instituições governamentais desde março de 2020 quando  a pandemia de covid 19 assolou o país com um total de quase 600 mil mortos, 15 mil desempregados e 27 mil pessoas abaixo da linha de pobreza.

Foto de mulher com cabelos ondulados grisalhos e óculos de grau pretos, uma mãr está posicionada no queixo como pensadora
16h Palestra Temática

Lei da Biodiversidade e Plataforma SISGEN – Transmissão pelo YouTube

Dra. Gabriela Amaral de Rezende – Diretoria de Pesquisa – PROPESP FURG 

Será abordado um breve histórico da Legislação e da Plataforma, as atividades que estão no escopo desta legislação e quando devem ser cadastradas. Vou explicar alguns dos termos mais importantes para essa legislação (Patrimônio Genético, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Envio e Remessa, entre outros) e, também, pretendo abordar os procedimentos que a FURG vem adotando para se enquadrar nessa legislação. 

 

Foto de mulher com cabelos pretos ao vento, usando óculos escuros e blusa colorida.
18h Prêmio Professor Destaque – transmissão pelo YouTube

Vitor Crestani Calegaro – Departamento de Neuropsiquiatria UFSM
Elena Maria Mallmann – Departamento de Administração Escolar UFSM
Jaqueline Quincozes da Silva Kegler – Departamento de Ciências da Comunicação UFSM
Jorge Luiz da Cunha – Departamento de Fundamentos da Educação UFSM
Cadidja Coutinho – Departamento de Metodologia do Ensino UFSM
19h Apresentação oral de trabalhos

25 DE NOVEMBRO DE 2021

9h Palestra Plenária

COVID-19: desafios de tratamento e vacinas – Transmissão pelo YouTube NOVO LINK

Anna Sara Levin – Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, Diretora da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Coordenadora do Grupo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Foto de mulher cabelos curtos lisos castanhos sorrindo
10h30 Apresentação oral de trabalhos

14h Apresentação oral de trabalhos

14h Palestra Temática

Um olhar pela Bélgica: apresentação geral, possibilidades de intercâmbio e processo prático do visto – Transmissão pelo YouTube

Palestrantes: Cônsul Thomas Maes e a Cônsul Honorária Katia Pinheiro

Características e informações importantes sobre a Bélgica, desenvolvendo uma explicação sobre sua organização política, governamental e econômica e trará ainda aspectos sobre sua cultura e sociedade. Vias para realizar um intercâmbio na Bélgica, tanto na comunidade francófona quanto na comunidade flamenga incluindo um enfoque prático sobre os pedidos e emissão de vistos para os estudos.

Foto redonda de homem com cabelos e olhos castanhosFoto de mulher com cabelos longos castanhos usando vestido vermelho e segurando bandeira da Bélgica
16h Palestra Temática

Biomarcadores ambientais – Influência da Poluição ambiental – Transmissão pelo YouTube

Palestrante: Profa. Dra. Vania Lucia Loro – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular UFSM

O Laboratório de Toxicologia Aquática coordenado pela Profª Drª Vania Lucia Loro vem desenvolvendo trabalhos no tema Toxicologia de pesticidas desde 2003. Atualmente estamos testando modelos não roedores para uso em estudos ambientais. Os peixes, anelídeos e embriões de peixe zebra tem se mostrado bons modelos para uso em monitoramento ambiental. Na palestra apresentarei alguns resultados práticos sobre o uso destes modelos.

Foto de mulher cabelos pretos vestindo jaleco branco debruçada sobre bancada de recipientes azuis
16h Palestra Temática

Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da COVID-19 no Cenário Atual e futuro de População Adulta Vacinada – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. Alexandre Schwarzbold – Departamento de Clínica Médica UFSM

A palestra vai abordar o panorama da epidemia do novo coronavírus à luz dos dados epidemiológicos e o impacto da vacinação nos diferentes cenários. Qual a perspectiva da epidemia da covid-19 após a vacinação de massa.
Foto de homem com cabelos castanhos claros, olhos azuis, usando óculos de grau e camisa azul clara
16h Palestra Temática

Efeitos neurotóxicos das gorduras contidas nos alimentos e os benefícios do consumo de ômega-3 – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dra. Marilise E. Burger – Departamento de Fisiologia e Farmacologia UFSM

Ao longo dos últimos 50 anos, a humanidade têm modificado seus hábitos alimentares, tendo substituído de forma crescente, os alimentos colhidos na terra e no quintal, por alimentos industrializados. Essa mudança no perfil de consumo empobreceu a oferta de ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega-3, elevando a ingestão de gorduras modificadas pela indústria: a gordura trans e a interesterificada. Além de conferir mais crocância, sabor e tempo de prateleira, essas gorduras são incorporadas nas membranas fosfolipídicas neurais, o que pode representar uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças neuropsiquiátricas, tais como: distúrbios do movimento, distúrbio bipolar, depressão, perda de memória, ansiedade e maior busca por drogas aditivas como anfetamina e opióides. Neste contexto, nosso grupo de pesquisa têm investido em estudos ao longo de 10 anos, com pesquisa básica experimental e busca de conhecimento sobre a influência do consumo crônico de gorduras sintéticas sobre parâmetros de comportamento, bioquímicos e moleculares em áreas cerebrais de animais de laboratório. Nossos resultados mostram que o consumo dessas gorduras pode favorecer o desenvolvimento de doenças neuropsiquiátricas, especialmente devido à carência das gorduras poliinsaturadas, representadas pelo ômega-3.

 

Foto de mulher com cabelos pretos lisos pelo ombro, vestindo camisa verde e segurando cuia de chimarrão na mão
16h Palestra Temática

VIAGEM COM DESTINO À COMPREENSÃO: Caminhos e saberes para a paz – Transmissão pelo YouTube

Prof. Raúl Hernando Osorio Vargas – Facultad de Comunicaciones – Universidad de Antioquia

Depois de 52 anos de guerra –que deixaram mais de trezentos mil mortos– o vinte e seis de setembro de dois mil e dezesseis começou na Colômbia uma nova época com o Acordo Final de Paz, assinado pelo presidente Juan Manuel Santos e o máximo chefe das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri. Poderá se concretizar esse sonho tão desejado? É possível a paz na América Latina e no mundo? ¿A compreensão pode ser o caminho e o saber para a paz? O Planeta Terra precisa urgentemente de um jornalismo transcultural e mediador que, ao caminhar pela pluralidade, construa a concórdia. A compreensão pode ser o caminho que fundamente a harmonia, incorporando os diferentes saberes humanos: como formas para a construção da paz, a superação das injustiças sociais e a violência. A compreensão é ação e reflexão: uma sabedoria conhecedora e experiente. Chama-se assim o Humano Ser enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertença). O Ser com a Compreensão claramente um ato de importantes consequências sociais. Os jornalistas, modernos visionários temos o dever de ajudar a construir a paz e a democracia.

Foto de homem grisalho sorrindo. Veste casaco caqui e mochila preta
16h Palestra Temática

Mudança climática – Transmissão via YouTube

Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto – Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP

Foto de homem branco com cabelos e barba grisalha vestindo camisa branca
18h Palestra Temática

A fome no Brasil: de Josué de Castro à pandemia – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. Cleder Fontana – Departamento de Geociências UFSM

O problema social da fome no Brasil. Contribuições de Josué de Castro para os estudos da fome e da alimentação. Conceitos, pesquisas e dados sobre a fome no Brasil. A fome na pandemia.

Foto de homem cabelos e barba preta vestindo camiseta preta

26 DE NOVEMBRO DE 2021

9h Palestra Plenária

Inteligência Artificial e Inovação: impactos econômicos e sociais – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. Luis Lamb – Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Foto de homem grisalho sorrinfo e vestindo terno e gravata cinzas
10h30 Apresentação oral de trabalhos

14h Apresentação oral de trabalhos

 

16h Palestra Temática

Modelos Matemáticos Discretos em Epidemiologia – Transmissão pelo YouTube

Prof. Luiz Alberto Díaz Rodrigues – PPG Matemática UFSM

Nesta palestra apresentamos um modelo discreto espacialmente distribuído para analisar os efeitos de diferentes estratégias no controle do espalhamento de uma epidemia, explorando cenários de isolamento social e mobilidade dos indivíduos.

Foto de homem cabelos e barba grisalhos usando óculos de grau
16h Palestra Temática

O conforto térmico humano como abalizador de risco e impactos climáticos futuros – Transmissão pelo YouTube

Prof. Dr. João Paulo Assis Gobo –  Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIRR)

A relação entre a atmosfera e as atividades humanas é um dos mais relevantes aspectos ambientais relacionados ao cotidiano das populações e medidas de proteção à saúde estão sendo cada vez mais estudadas e desenvolvidas em diversos países, devido ao grande número de mortes e problemas associados ao tempo e ao clima. O conforto térmico é a melhor forma de avaliar o real impacto climático na saúde e na adaptação fisiológica às mudanças climáticas, uma vez que o uso de índices de conforto térmico no planejamento urbano e regional podem fornecer um conhecimento fundamental sobre as relações entre as variáveis que afetam a sensação térmica e a saúde da população, visando a possível adaptabilidade humana para cenários climáticos futuros.

Foto de homem com barba castanha usando óculos de grau e camisa azul marinho
16h Palestra Temática

Paleontologia Virtual: como a tecnologia está reconstruindo o passado remoto – Transmissão pelo YouTube

Dr. Flavio Augusto Pretto – Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica UFSM

Se recriar dinossauros parece coisa simples no cinema, paleontólogos, na vida real, são desafiados diariamente a extraírem de fósseis, muitas vezes frágeis, raros e pouco acessíveis, informações sobre animais há milhões de anos extintos da face da Terra. Modernas tecnologias têm sido aliadas desses cientistas em sua jornada para desvendar o passado. Ferramentas de digitalização e computação gráfica têm revolucionado a análise de fósseis, revelando hábitos, comportamentos e outras características, como peso e tamanho, de seres que vagavam por nosso planeta num passado remoto.

Foto de homem cabelos longos castanhos tomando chimarrão e usando chapéu preto e óculos de grau
18h  Cerimônia de Premiação – 40 melhores JAI – Transmissão pelo YouTube

Inscrição

Vai apresentar trabalho na JAI ?

Confira os dados de sua apresentação

 

Como se inscrever

Acesse https://portal.ufsm.br/jai/  para efetuar a sua inscrição.

Modelos de Documentos

Contato

jai@ufsm.br

Localização

Online

Campi - 0 - Campi

SM, FW, PM e CS - Rio Grande do Sul

Todas as Edições
31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - JAI
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
31ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - JAI
Colégio Politécnico de Santa Maria e Centro de Convenções, UFSM.
17/10/2016 00:00 - 21/10/2016 00:00
32ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
32ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
Centro de Convenções, UFSM
23/10/2017 00:00 - 27/10/2017 00:00
33ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
33ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
Centro de Convenções da UFSM
22/10/2018 00:00 - 26/10/2018 00:00