Questionário online busca identificar demandas e expectativas da comunidade acadêmica para a criação de materiais didáticos digitais focados em proficiência leitora
Preparar-se para exames de proficiência em língua estrangeira é um passo decisivo para muitos estudantes que ingressam ou pretendem ingressar na pós-graduação. Atenta a essa necessidade, a UFSM convida acadêmicos, servidores e pós-graduandos a participarem de uma pesquisa diagnóstica relacionada ao Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (TESLLE). A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (NUPEAD) e pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEON).
O objetivo central é coletar dados para subsidiar o planejamento e o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para um curso online gratuito, voltado especificamente para a compreensão leitora em espanhol. A pesquisa busca suprir uma lacuna na oferta de materiais preparatórios digitais para o espanhol, frente à predominância de recursos voltados à língua inglesa.
O questionário é totalmente sigiloso e leva aproximadamente 10 minutos para ser respondido. Podem participar estudantes de graduação (especialmente prováveis formandos), discentes de pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos (TAEs) da UFSM, além de candidatos externos vinculados a outras instituições. O acesso ao formulário está disponível através do link: https://forms.gle/
A pesquisa investiga como elaborar um produto digital que realmente ajude o estudante a dirimir dificuldades de leitura e amplie as chances de aprovação no TESLLE. Além do benefício direto aos estudantes, o projeto visa fortalecer a internacionalização da UFSM e democratizar o acesso à formação leitora em contexto digital. A pesquisa é conduzida sob orientação da Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis e está vinculada ao projeto guarda-chuva que investiga diretrizes para orientar a produção de materiais didáticos digitais para cursos online em uma perspectiva sistêmico-funcional com foco em gêneros e multiletramentos.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da pesquisadora responsável: susana.reis@ufsm.br
Fonte: Equipe NUPEAD/LabEON – UFSM