Ir para o conteúdo NIIJuC Ir para o menu NIIJuC Ir para a busca no site NIIJuC Ir para o rodapé NIIJuC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visitas de campo e participação em oficina antirracista no Uruguai



Nos dias 25/05 e 26/05, o NIIJuC/R, por meio do projeto “Afronteira: antirracista e diversa”, atualmente em curso na UFSM através da ação de extensão “Etnodesenvolvimento: assessoria para controle social de Políticas Públicas de coesão territorial”, esteve no Uruguai, para os iniciar trabalhos extensionistas de campo e para participar de oficina antirracista organizada pela Udelar e pelas Organizações Mundo Afro (OMA). 

No dia 25, foi realizada visitação à Villa Ansina, município localizado em território afrorrural no Departamento de Tacuarembó. Na ocasião, foi conhecido o terreiro C.E.U. Ogum y Bará, bem como acervo de museu particular de trabalhador rural da região, denominado “Museo del indio, el negro y el gaucho”.

Na mesma data, foi conhecido o museu particular organizado pelo Sr. Hugo Pereira, filho de Tito Pereira, um dos maiores mineradores artesanais da história do Uruguai. O referido museu se encontra no município de Minas de Corrales, no Departamento de Rivera, e foi visitado com o intuito de conhecer um pouco mais do processo histórico de mineração realizado na localidade, com a utilização de mão-de-obra negra.

No dia 26, houve participação na apresentação do livro “Villa Ansina y las afrorruralidades en la frontera noroeste  del Uruguay”, da Professora Gimena Pereira Rodrigues, e do painel “Derechos de los afrodescendientes”, organizado pelas Organizações Mundo Afro, realizados na “Escuela 14 Cuchilla del Yaguarí”, escola rural localizada no Departamento de Tacuarembó, onde é desenvolvido o projeto “Ohare Yaguarí”, pela OMA. 

Estiveram presentes, pelo NIIJuC/R, o Prof. José Luiz de Moura Filho e o discente Gabriel de Oliveira Soares.

Crédito das fotografias: Francesca Repetto e Nicolás Robledo 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-839-327

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes