Nos dias 17 e 18 de setembro, a Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), realizou o VIII Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação, no Espaço Collab do prédio 61H. O evento reuniu coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade para discutir os rumos da pós-graduação da UFSM diante dos desafios e das oportunidades do cenário nacional e internacional.
Ao longo dos dois dias, foram promovidos momentos de diálogo, formação e troca de experiências sobre temas relacionados à avaliação, ao planejamento, à produção científica e à valorização da produção técnico-tecnológica dos programas de pós-graduação.
A programação contou com a participação de representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ministraram módulos temáticos relacionados à utilização da Plataforma Integra na pós-graduação da UFSM. Os participantes também puderam acompanhar sessões voltadas à extração e análise de dados da produção científica de grupos de docentes e pesquisadores, à publicação e à visibilidade de produtos técnicos e tecnológicos e à gestão de eventos.
A abertura do seminário ocorreu na tarde do dia 17 de setembro. Na sequência, Letícia Cruz, do Núcleo de Propriedade Intelectual da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) da UFSM, apresentou a temática “Além da Patente: Como Valorizar as Produções Técnico-Tecnológicas da UFSM”.
Também integrou a programação o painel “A Plataforma Integra na Pós-graduação da UFSM”, conduzido pelos representantes do IFRS Rodrigo Perozzo Noll e Eduardo Girotto. A atividade foi acompanhada de oficinas sobre os diferentes módulos da plataforma, com foco na extração e análise de dados de produção científica, na publicação e visibilidade de produtos técnicos e tecnológicos e na gestão de eventos.
Na manhã do dia 18, a programação teve continuidade com o painel “Autoavaliação e Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-graduação”, conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio das Coordenadorias de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI/COPLIN).
A atividade teve como foco o fortalecimento dos processos de autoavaliação e planejamento estratégico dos programas, contribuindo para a reflexão sobre os desafios e as perspectivas da pós-graduação na Universidade.
O seminário constituiu-se como um espaço de integração entre os programas de pós-graduação e de construção coletiva de estratégias para o desenvolvimento e o fortalecimento da pós-graduação da UFSM.



