Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos do curso de Engenharia de Transportes e Logística visitam Porto Alegre

Os alunos do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS estiveram, na última terça-feira (25), em Porto Alegre, em viagem de estudos.

A visita teve como objetivo mostrar aos alunos as infraestruturas (vias, terminais), veículos e sistemas de operação e controle dos modais de transporte na cidade de Porto Alegre – RS, assim como as atividades de intermodalidade na capital do Estado. Foi direcionada especialmente para os alunos das disciplinas de Engenharia de Tráfego e Sistemas de Transportes, dentro do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão “Estudo e comparativo in situ dos sistemas de transportes no Rio Grande do Sul”, além de outros discentes, principalmente da disciplina de “Fundamentos em Engenharia de Mobilidade”. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alejandro Ruiz Padillo (coordenador do projeto), Lucas Delongui, Cristiano Frandalozo, Sabrina Marques, Juan Galvarino e Giovani Leone.

Durante o passeio, foram conhecidos os terminais de quatro diferentes sistemas de transportes: a estação rodoviária, uma estação de integração de transporte coletivo urbano por ônibus, o terminal portuário, o aeroporto internacional Salgado Filho e duas estações do transporte ferroviário metropolitano, além do aeromóvel de ligação com o aeroporto. Na oportunidade, também foram conhecidos o funcionamento interno e os processos de operação e controle das empresas e órgãos públicos que participam nesses sistemas de transporte, sendo elas: a Superintendência de Portos e Hidrovias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – SPH; a Infraero; a Trensurb; e a Empresa Pública de Transporte e Circulação da Prefeitura de Porto Alegre – EPTC). Durante a visita aos órgãos, os discentes recebem explicações e foram acompanhados por profissionais das instituições, além do pessoal de comunicação institucional, social e ambiental desses organismos. O quinto modal de transporte, o dutoviário, por suas características peculiares, foi estudado em sua intermodalidade com outros modais de transporte, fundamentalmente com o sistema aquaviário.