Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), idealizada e fundada pelo professor José Mariano da Rocha Filho, foi a primeira instituição de ensino superior criada no interior do Brasil. Oficializada em 14 de dezembro de 1960, pela Lei nº 3.834-C, e instalada solenemente em 18 de março de 1961, a UFSM construiu, ao longo de mais de seis décadas, uma trajetória de credibilidade e tradição. Atualmente, figura entre as melhores universidades do país, ocupando a 18ª posição no QS Ranking 2025.

Desde sua origem, a UFSM tem como um de seus pilares a interiorização do ensino superior público e de qualidade. Com esse propósito, ao longo dos anos, a universidade implantou diversos polos e cursos fora de sua sede, ampliando o acesso à educação superior em diferentes regiões.

Em Cachoeira do Sul, o sonho de contar com uma universidade pública ganhou força em 2011, com a criação da Comissão Comunitária Pró-Implantação do Campus da UFSM na cidade, instituída pelo Decreto nº 057/2011. A mobilização popular ficou conhecida como o movimento “Vem, UFSM”, e culminou em uma grande manifestação no dia 13 de julho daquele ano, quando cerca de 3 mil pessoas foram às ruas demonstrar apoio à causa. Em 16 de agosto de 2011, a presidenta Dilma Rousseff anunciou oficialmente a criação do campus de Cachoeira do Sul, por meio do programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Após um período de debates e definições, o campus foi oficialmente instituído em 19 de dezembro de 2013, pela Resolução nº 038/2013 do Conselho Universitário (Consu). Para liderar o processo de implantação, foram nomeados como diretor e vice-diretor pro tempore os professores José Mario Doleys Soares e Hilton Abilio Gründiling, respectivamente.

As atividades acadêmicas iniciaram-se em 11 de agosto de 2014, com cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística, totalizando 190 vagas semestrais. A cerimônia oficial de inauguração ocorreu em 20 de agosto de 2014, com a presença de autoridades locais, representantes da UFSM, do Ministério da Educação, do Governo do Estado, além de docentes, servidores, estudantes e comunidade. Após a solenidade, foi realizada uma carreata até as instalações do campus, onde houve o descerramento da placa inaugural.

Em 2017, foi realizada a primeira consulta à comunidade acadêmica para escolha da Direção do campus. Em 2018, assumiram os cargos de diretor e vice-diretor os professores Rogério Brittes da Silva e Lucas Delongui.

A estrutura física do campus começou a ganhar forma em 2019, com a conclusão e ocupação dos primeiros prédios próprios. Neste mesmo ano, foi realizada a primeira cerimônia de formatura. Em 2020, mais dois blocos de salas de aula, quatro prédios de laboratórios e a Casa Administrativa passaram a ser utilizados.

No dia 3 de janeiro de 2022, teve início uma nova gestão, com os professores Anderson Dal Molin (diretor) e Giovani Leone Zabot (vice-diretor).

Em 7 de abril de 2025, a UFSM-CS deu início às aulas do curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, ampliando sua oferta acadêmica na área da computação. A criação da graduação responde à crescente demanda do mercado por profissionais especializados em análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial. 

O projeto acadêmico-pedagógico do campus da UFSM em Cachoeira do Sul é voltado ao fortalecimento das áreas de Engenharia, Arquitetura e Tecnologias da Informação, buscando atender às demandas científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul e do Brasil. A proposta visa contribuir para o desenvolvimento da mesorregião Centro-Sul do estado, consolidando o campus como um centro de referência nacional em ensino, pesquisa e extensão.