Bolsistas do LAMOT visitam empresa em Cachoeira do Sul
Publicado em
Na manhã da última sexta-feira, dia 18 de maio, o Professor Alejandro Ruiz Padillo e as alunas do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS, Caroline Alves da Silveira e Marceli Adriane Schvartz, bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística – LAMOT, foram apresentar, à empresa Indústria Agro-Pertences LTDA, a pesquisa sobre o “Estudo sobre o Sistemas de Transportes em Cachoeira do Sul e viabilidade da utilização da Intermodalidade como meio de desenvolvimento local”. Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelos integrantes do LAMOT dentro do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Avaliação das potencialidades de transporte e intermodalidade no Vale do Jacuí – RS”, em parceria com a prefeitura municipal de Cachoeira do Sul e a Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC). Esse projeto visa conhecer e avaliar as características dos modais de transportes de cargas presentes na região, assim como as possibilidades de expansão das operações de intermodalidade, desde o ponto de vista das maiores empresas de movimentação de cargas no interior do Estado, como a Granol, a Horbach,a Screw, a Geguton, a Engenho Treichel e a Engenho Moraes, além da própria Agro-Pertences.
A partir dos conhecimentos adquiridos mediante a pesquisa e os contatos com os gerentes e responsáveis de logística dessas empresas, o grupo desenvolverá material específico para realizar apresentações e palestras de divulgação dos resultados aos empresários sócios da CACISC e à população em geral, e servirá de base para estudos específicos na área.
Com ocasião da aproximação do professor e das bolsistas à empresa Agro-Pertences, colaboradora no projeto, também foi realizada uma visita técnica às suas instalações guiada pelo Sr. Moacir Antônio Marzari, diretor executivo da empresa. Foram conhecidas a logística interna da empresa, os processos de linha de montagem e reposição, bem como tecnologias, produtos e empresas importadoras. Durante a visita, foi possível observar diretamente os processos de movimentação e logística de cargas dentro das linhas de produção, assim como para estocagem e saída de mercadorias para os clientes, facilitando uma aproximação prática aos conteúdos teóricos estudados nas disciplinas específicas do curso e dentro do Laboratório.
As atividades estão em andamento desde início do ano 2017 com apoio de recursos e bolsas procedentes do Programa Institucional de Voluntário Acadêmico modalidade extensão (PIVEX) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), da UFSM.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.