Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Competição de Pontes de Espaguete acontece na UFSM-CS

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (11), a 4ª edição da Competição de Pontes de Espaguete da UFSM-CS. O evento, que ocorreu no Ginásio do Colégio Tottem, teve a participação de alunos de todos os cursos da Universidade e comunidade em geral. O objetivo do Projeto de Ensino consiste no projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete. O projeto deve seguir as especificações do regulamento da competição. Além da construção da ponte os alunos entregaram um projeto detalhado especificando o tipo de estrutura escolhida e a estimativa da carga de colapso.

IMG 3101

A ponte de espaguete é uma pequena maquete de ponte (modelo arquitetônico) construída de massa de macarrão. As pontes são executadas com propósitos experimentais e competitivos. A ponte é construída com uma quantidade especificada de material sobre um vão padronizado, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que suporta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora.

IMG 3219

Esta edição contou com 13 equipes inscritas, porém 9 equipes participaram da competição. Segundo o coordenador  do Projeto de Ensino, Professor Marcelo André Toso, nesta edição obteve-se um novo recorde de peso suportado. A equipe vencedora foi a Miojo Bridge (Marceli Adriane Schvartz, Monique Zabolostky Cury, Wilson Ávila) com uma carga de 89 kgf. Em segundo lugar, a equipe Ponte do Rio que Cai (Augusto Henrique Draghetti, Clarissa Moraes da Silva, Cristielle Konig Marin) com uma carga de 37 kgf. Terceiro lugar, equipe Ponte do Lago Pontchartrain, dos alunos Andrei da Cunha Lima, Fernando Siqueira Scherer e Henrique Jahnke Hoch, com uma carga de 33 kgf.

IMG 3277