Você está aqui:
UFSM > Cachoeira do Sul > Projeto de Pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS apresenta primeiros resultados em evento do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul
Projeto de Pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS apresenta primeiros resultados em evento do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul
Publicado em
Integrando as comemorações dos 30 anos do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul, às 13:30h do dia 10 de agosto de 2017, no Auditório da Casa de Cultura Paulo S. Vieira da Cunha, houve a apresentação para a comunidade dos resultados da 1ª etapa do Projeto de Pesquisa “Evolução Histórica da Configuração Urbana de Cachoeira do Sul”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Campus Cachoeira do Sul.
A fim de sistematizar a evolução do traçado urbano de Cachoeira do Sul, relacionando o processo de crescimento a uma periodização e a fatores de ordem político-econômica e sociocultural, o projeto de pesquisa em questão consulta fontes historiográficas, sobretudo, informações veiculadas via representações cartográficas e arquitetônicas (mapas, plantas etc.). Sendo assim, a coordenadora do projeto de pesquisa, Profa. Letícia de Castro Gabriel, e alunos voluntários do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Andreza Micaela Oliveira Nunes, Gustavo Streck Severo e Schayane Dias Pereira, passaram a desenvolver trabalho junto ao Arquivo Histórico.
Em um primeiro momento, o trabalho necessitou sistematizar as fontes de pesquisa,dentre as quais uma boa parte refere-se ao acervo particular doado pela Construtora Cachoeirense. Sendo assim, o que foi apresentado no auditório da Casa de Cultura visou expor qual foi a metodologia utilizada para a organização do acervo cartográfico e arquitetônico encontrado e analisado no órgão público em questão. Contribuíram para a realização deste processo, o qual ocorre desde setembro de 2016, Mirian Ritzel e Neiva Köhler.
A importância do até então realizado, além de contribuir para a pesquisa acadêmica em geral, é facilitar o acesso da comunidade a informações que contam sobre o processo edificatório e sobre a configuração do espaço urbano de Cachoeira do Sul. Fontes documentais que estavam suscetíveis a danos e/ou em dificuldade de consulta, agora encontram-se, em sua quase totalidade, identificadas, catalogadas e logo estarão disponíveis para o adequado manuseio.
A apresentação desta etapa da pesquisa foi desenvolvida pelos próprios acadêmicos que detalharam todas as etapas desenvolvidas até o presente momento, despertando o interesse dos convidados, bem como suscitando as várias possibilidades de continuidade do trabalho. Na apresentação ainda foi salientado que oportunas colaborações de entes privados e de outros órgãos públicos do município poderiam auxiliar na constituição de um consistente banco de dados de ordem urbana e arquitetônica.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.