Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS tem sua primeira Mostra de Projetos e Abertura de Semestre

Na tarde na última terça-feira (22), a UFSM-CS apresentou seus projetos para a comunidade local. Ao todo foram 55 projetos apresentados, dos 90 registrados no Campus Cachoeira do Sul, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

As apresentações foram divididas em pôsteres e orais. Os pôsteres foram avaliados pelos professores da Instituição, Alessandro Onofre Rigão, Camila Becker Picoloto, Criciéle Castro Martins, Felipe Turchetto, Vanessa Goulart Dornéles e Sabrina Marques. Já as apresentações orais contaram com avaliadores externos: Guilherme Scotta Hentschke, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensãoda Ulbra – Cachoeira do Sul; Benjamin Dias Osorio Filho, Diretor da UERGS em Cachoeira do Sul; e Daniel Sergio Presta Garcia, professor da Escola de Engenharia da UFRGS. Os alunos responsáveis pelas apresentações explicaram aos avaliadores e interessados as atividades desenvolvidas no projeto, resultados e importância do conhecimento gerado pelo projeto.

IMG 3427

IMG 3595

Essa atividade , além de ser uma possibilidade de divulgar as produções do Campus Cachoeira do Sul, serviu para os alunos aprimorarem a habilidade de apresentação de trabalhos, de oratória e coerência de raciocínio, o que é imprescindível na vida acadêmica.

Além destes trabalhos, foram apresentadas, simultaneamente à Mostra, atividades desenvolvidas em algumas disciplinas dos cursos de Engenharias e Arquitetura.

IMG 3547

Após o encerramento das apresentações da Mostra, ocorreu a Abertura de Semestre da UFSM-CS, com as boas-vindas do Diretor do Campus, Professor José Mario Doleys Soares, e a apresentação dos setores da Instituição, realizada pela Coordenadora Acadêmica, Professora Viviane Dal-Souto Frescura. A Hey Peppers!, escola de inglês, ainda proferiu uma palestra sobre a importância do inglês na graduação.

IMG 3615

No final da noite, foram divulgados os cinco trabalhos selecionados pela Comissão Científica para recebimento de premiação e certificado de menção honrosa da Mostra de Projetos da UFSM-CS, sendo dois da categoria de apresentação oral, um da área de pesquisa, um da área de ensino e um da área de extensão. Os alunos que apresentaram os trabalhos selecionados foram presenteados pela escola Hey Peppers! com um curso de inglês de 10h.

Os trabalhos selecionados foram:

Extração da Folha de Lupinus albescens utilizando Dióxido de Carbono (CO2) Supercrítico e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Autores: Bruno Cougo Batista, Jefferson Fagundes da Silva, Tássia Carla Confortin, Izelmar Todero, Juliana Ferreira Soares e Marcus Vinícius Tres

Praça Viva

Autores: Michelle Campos Morais, Ananda Dias da Cunha, Carlos Alexandre de Souza Gonçalves, Luana Mendes da Silva, Pablo Ceolin Dallagnol e Rhaíssa Mix Porto

Aplicando Métodos Numéricos na solução de problemas de Troca de Radiação entre Superfícies
Autores: Kelly Ruoso, Lisiane Flamino, Rogério Brittes da Silva e Aline Brum Loreto

Resgate Do Uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais em Novo Cabrais-RS

Autores: Jaqueline Rambo Anschau, Janessa Aline Zappe, Michelle Vargas Reginatto e Viviane Dal-Souto Frescura

Proposta de ferramenta de inspeção qualitativa multicritério para sinalização viária em rodovias

Autores: Raquel Cristina Ferreira, Samuel Augusto Mota, Samuel Baesso Müller, Lucas Delongui e  Alejandro Ruiz-Padillo

Durante o evento foi possível perceber a interação entre alunos, servidores e professores da UFSM-CS, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelos colegas, bem como a interação com a comunidade local, que se fez presente na Mostra e pôde conferir diversos projetos que buscam produzir novos conhecimentos que auxiliem no desenvolvimento da cidade.