Na semana de 25 de fevereiro à 02 de março, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram no Uruguai realizando diversas visitas técnicas.
Com o objetivo de ir além da teoria vista em sala de aula, um grupo de 49 alunos, acompanhados por 8 professores do curso, visitou as cidades de Colonia del Sacramento, Montevideo, Atlántida e Punta del Este no país vizinho, Uruguai.
O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do país, das obras de arquitetura emblemáticas, das concepções urbanísticas e paisagísticas uruguaias. Foi possível vivenciar in loco a forma de urbanização das cidades de colonização hispânica, bem como conhecer obras de vários períodos da arquitetura, projetos de parques, palácios antigos e contemporâneos, templos, residências, obras de inovação tecnológica, totalizando, entre percursos e obras, mais de 20 visitas em cinco dias. Em parte das visitas técnicas, os alunos foram recebidos pelos próprios arquitetos autores dos projetos e/ou intervenções.
Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) da Universidad de la República (Montevideo, Uy).
Os professores arquitetos Constance Zurmendi e Guillermo recebem o grupo em um dos Ateliês de projeto da instituição.
Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV – Montevideo, Uy).
Facultad de Ingeniería da Universidad de la República- Visita guiada pelo arquiteto, professor doutor Gustavo Scheps, ex-decano da FADU, autor do projeto de intervenção na sala de máquinas.
La Casa Uruguaya – protótipo ganhador do Solar Decathlon América Latina (o grupo foi recebido pelo Arquiteto Eliseo Cabrera, docente da Universidad ORT/Uy e pela Arquiteta e ex-aluna Carolina Lopez).
Parque de la Amistad – recepção do grupo realizada pela Secretaria de acessibilidade para a inclusão, Arquiteto Gaston Cuña e professor Sebastián Fernández.
Iglesia del Cristo Obrero (Atlántida, Uy), projeto do engenheiro Eladio Dieste. O grupo foi recebido pelo filho do autor do projeto, Arquiteto Estebán Dieste, e pelos engenheiros civis Gonzalo Larrambebere e Lucía Pesci. Eles contaram como a obra em alvenaria armada foi concebida e executada na década de 1950, além de esclarecer dúvidas e falar sobre as particularidades do projeto.
Registro do grupo em Colonia del Sacramento e Punta del Este (Monumento Los dedos).