Revista científica criada no Campus Cachoeira do Sul passa a integrar portal de periódicos da UFSM
Publicado em
Foi implementada, junto ao portal de periódicas da UFSM, a revista “Journal of Exact Sciences and Technological Applications (JESTA)”. Ela foi idealizada e concretizada pelos professores Jocenir Boita e Glauber Quadros, do Campus Cachoeira do Sul.
A JESTA destina-se a publicação de artigos científicos e de revisão em todas as subáreas de química, física e matemática e também de suas aplicações tecnológicas, voltadas principalmente às engenharias, aplicações, procedimentos metodológicos e experimentos. A publicação destaca-se por envolver indistintamente as áreas exatas teóricas e práticas do conhecimento em um único lugar, o que dá aos leitores e autores um ponto científico de convergência de ideias. Segundo o professor Glauber Quadros, a ideia é que a revista traga “um destaque científico para a UFSM, colocando o Campus Cachoeira do Sul em evidência. Além disso, gostaríamos de apoiar programas de pós-graduação, tanto na UFSM quanto em outras instituições federais de ensino”.
O sistema inovador da revista, o qual não é presente em nenhum outro periódico da instituição, conta com 4 editores chefes de área, Glauber Quadros (Matemática), Jocenir Boita (Física), Débora Faoro (Química) e Alejandro Ruiz Padillo (Aplicações Tecnológicas), um para cada área do escopo. Conta também com editores científicos de outras instituições nacionais e internacionais, inclusive de empresas privadas.
As submissões para a JESTA ocorrerão a partir do segundo semestre de 2018.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.