Ao andar pelas ruas de sua cidade, quais questionamentos você faz sobre os espaços públicos que compõem o nosso cenário urbano?
Você já se fez as seguintes perguntas: “E se a travessia urbana fosse mais segura”, “E se a praça fosse mais utilizada”, “E se esse estacionamento tivesse outro uso”, “E se o ponto de ônibus fosse mais confortável”, “E se os acessos fossem melhores sinalizados”, “E se o patrimônio fosse respeitado”?
Essas foram algumas das reflexões feitas pelos alunos da disciplina de Fundamentos do Urbanismo do curso de Arquitetura da UFSM-CS. O trabalho final da disciplina, ministrada pelas professoras Verônica Garcia Donoso e Letícia de Castro Gabriel, propôs que os alunos realizassem uma intervenção urbana, estimulando a reflexão sobre como são as práticas sociais no espaço público.
O modo de intervenção era livre e temporário, sendo, em alguns momentos, simulação demonstrativa e, em outros, lúdico demonstrativo. O exercício de intervenção, de nome “E se…”, procurou estimular os discentes e a população cachoeirense a refletirem como o espaço poderia ser pensado e utilizado de outra forma.