O Prof. Samuel Brito, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Cachoeira do Sul, participou, nos dias 13 e 14 de maio, do Seminário de Ensino e Formação , que debateu os rumos do ensino superior e as Diretrizes Curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.
O evento foi promovido pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e realizado na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) no Centro Histórico de Porto Alegre. Participaram do encontro, coordenadores de curso de Arquitetura e Urbanismo, conselheiros do CAU e especialistas em educação e ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Durante o dia, os participantes participaram de Grupos de Trabalho para debater questões relativas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo. Já na noite do dia 13 de maio, houve uma palestra com o Prof. Paulo Speller, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que falou sobre o contexto histórico da educação superior no Brasil e o atraso do País em termos de desenvolvimento educacional, em relação a outros países de colonização espanhola na América Latina.
Para o Prof. Samuel Brito, a participação neste evento é muito importante, pois foi uma oportunidade de debater coletivamente sobre o ensino e a formação da profissão. “Pude conhecer e debater sobre o ensino com diversos colegas que estão à frente de cursos nas mais diversas instituições e regiões do estado. Mas, sobretudo, tive a oportunidade de apresentar nossas preocupações sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo na revisão nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais que o CAU/BR está fazendo através de seminários nas sedes regionais do conselho, visando envolver todos os quase 800 cursos de Arquitetura e Urbanismo atualmente existentes no Brasil”, complementa Samuel.