Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS implanta telefonia VoIP

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Cachoeira do Sul, concluiu a implantação da telefonia VoIP no mês de junho de 2022. O serviço, iniciado em maio do mesmo ano, envolveu a instalação e configuração de um servidor VoIP pela empresa Dígitro, com acompanhamento do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFSM-CS. Após a instalação da central VoIP, foram realizados ajustes, configurações e testes de funcionamento em parceria com a Dígitro e a equipe de telefonia do campus sede.

Com a central configurada e pronta para uso, realizou-se o planejamento e a distribuição de ramais para todas as salas administrativas, laboratórios, portarias de prédio e gabinetes dos docentes. Posteriormente, procedeu-se à instalação dos telefones e ativação de pontos de rede para cada dispositivo. Ao todo, foram disponibilizados 200 ramais, inicialmente distribuídos em 52 aparelhos instalados no campus.

A implantação da telefonia VoIP representa um avanço tecnológico para a UFSM-CS, proporcionando maior qualidade e eficiência nas comunicações. Essa modernização da infraestrutura tecnológica da universidade é um passo significativo que contribuirá para a eficiência e a produtividade das atividades acadêmicas e administrativas.

Portanto, a implantação da telefonia VoIP é um investimento que trará benefícios para toda a comunidade acadêmica.