Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Curso de Engenharia Agrícola realiza visitas técnicas

As visitas, que ocorrem entre os meses de abril e maio, foram nas áreas de pós-colheita, secagem, armazenamento e processamento de produtos agrícolas

Visita Técnica na Indústria de Alimentos Treichel – Engenho de Arroz (Cachoeira do Sul, RS) – 26 de abril de 2023.

Entre os meses de abril e maio de 2023, estudantes do Curso de Engenharia Agrícola da UFSM-CS, matriculados nas disciplinas de Tecnologia de Pós-Colheita, Pré-Processamento, Secagem e Armazenamento e Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, ministradas pelo prof. Paulo Carteri Coradi, estiveram realizando visitas técnicas em unidades agroindustriais instaladas no município de Cachoeira do Sul. As visitações realizadas as unidades agroindústrias possibilitaram aos estudantes do curso a visualização dos conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, sendo aplicados na prática.

No dia 26 de abril, a Indústria de Alimentos Treichel (Engenho de Arroz) recebeu os estudantes. Nesse dia, o grupo foi recebido pelo engenheiro Diego Treichel, um dos Responsáveis Técnicos da Indústria, para acompanhamento nos processos de recebimento, limpeza, secagem e armazenamento do arroz em casca, beneficiamento do arroz polido, integral e parboilizado.

TRITEC Cereais – Unidade de Pré-Processamento e Armazenamento de Grãos (Cachoeira do Sul, RS) – 08 de maio de 2023.

No dia 08 de maio, foi realizada a visita à unidade de pré-processamento e armazenamento de grãos e cereais da TRITEC. Durante a atividade, que foi acompanhada pelo encarregado técnico Dany Roberto Eisenhardt, pode-se observar o recebimento (amostragem, classificação e descarga), limpeza, secagem, armazenagem e expedição da soja, no âmbito de uma empresa prestadora de serviços, com tecnologia avançada no controle dos processos de movimentação e conservação dos grãos.

Visita à Indústria de Processamento de Soja GRANOL (Cachoeira do Sul, RS) – 20 de maio de 2023.

No dia 20 de maio, os alunos e professor estiveram visitando a unidade agroindustrial da GRANOL, acompanhado pelo Gerente Geral da unidade Talis Treichel. Na oportunidade, os alunos puderam visualizar os processos de pós-colheita, armazenamento e processamento da soja em nível industrial. Os estudantes ainda acompanharam o fluxo da soja na indústria, desde o recebimento, limpeza, secagem e armazenagem dos grãos, até os processos de industrialização (preparação, extração e refino do óleo de soja), produção do farelo de soja, biodiesel e a glicerina.

Visita à Cervejaria Lorena – 31 de maio de 2023.

Para encerrar, no dia 31 de maio, os estudantes realizaram uma visita técnica a indústria de produção de cerveja (Cervejaria Lorena) para conhecer na prática, os processos de industrialização e o controle de qualidade aplicado.