Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Docentes da UFSM-CS tem projetos aprovados no CNPQ

Nessa quinta-feira (19/10), o CNPq divulgou resultado preliminar da Chamada Universal 10/2023. Quatro pesquisadores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul tiveram seus projetos aprovados. Na Faixa A – Grupos Emergentes, os projetos “Inoculantes micorrízicos na eficiência simbiótica em cultivares de soja e seus efeitos no microbioma da rizosfera”, coordenado pelo Prof. Paulo Ademar Ferreira, “Desenvolvimento de metodologia para gestão energética otimizada para estações de recarga rápida de veículos elétricos associadas a microrredes”, coordenado pelo Prof. Gustavo Guilherme Koch e “Environmental, social and governance em universidades: uma análise das práticas, tendências e desafios”, coordenado pelo Prof. Lucas Veiga Ávila, foram aprovados. Na Faixa B – Grupos Consolidados, o projeto “Inovação incremental no desenvolvimento de biodefensivos para promoção da agricultura sustentável”, coordenado pelo Prof. Giovani Leone Zabot, foi aprovado. Nestes projetos aprovados, há outros pesquisadores e estudantes do campus que são participantes, bem como de outros campi e instituições.

O objetivo da chamada Universal 10/2023 é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Desde a sua implantação, o campus da UFSM em Cachoeira do Sul vem atuando em pesquisa, sendo que estas aprovações demonstram uma continuidade da contribuição da universidade com a sociedade. Os recursos financeiros serão usados para a proposição de soluções e melhorias em diversas áreas do conhecimento.