Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Argamassas Tradicionais e Madeiras no Patrimônio Cultural são foco de oficinas ministradas por Antonio Sarasá para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2023, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em Cachoeira do Sul sediou duas oficinas de grande relevância para alunos e professores. O evento ainda marcou o início da utilização de um dos laboratórios do curso na sala 12 do prédio C4. As atividades foram organizadas pela professora Luiza S. Pacheco Delongui e tiveram como ministrante o conservador e restaurador, Antonio Sarasá – diretor do Estúdio Sarasá, empresa com sede em São Paulo/SP, que possui destaque no Brasil no âmbito da conservação, zeladoria e restauro do Patrimônio Cultural.

O evento ocorreu a partir de demandas das disciplinas Técnicas de Restauro e Intervenção e Projeto VI e contemplou, no primeiro dia, a temática sobre “Argamassas Tradicionais”, onde foi trabalhado – entre outros aspectos – o ciclo da cal, aplicação de argamassas à base de cal, pigmentos e acabamentos, que culminaram na construção de uma paleta de cores, confeccionada em uma das paredes do novo laboratório, e que servirá como um registro da atividade inaugural.

No segundo dia, o tema da oficina foi “Madeiras no Patrimônio Cultural” em que foi exposta uma parte teórica acerca do uso da madeira, anatomia, cortes, artes e ofícios com a madeira – como encaixe, entalhes e o papel humano neste universo. Além disso, foram explorados tópicos relativos à hidratação com óleos e ceras naturais, permitindo aos alunos realizar testes com diferentes tipos desses materiais e aplicar pigmentos a eles. Também foi oferecida a oportunidade de examinar as características de distintos tipos de madeira por meio do uso de lupas conta-fio.

Segundo a professora Luiza, ambos os dias representaram oportunidades valiosas de aprendizado, tendo repercussão muito positiva e reforçando que momentos como estes contribuem significativamente para a formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.