Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM em Cachoeira do Sul ganham menção-destaque no prêmio IAB RS – José Albano Volkmer

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) premia anualmente os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das universidades do Estado

As egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Janaína Redin e Ariane Brum Rodrigues, receberam menção-destaque no prêmio IAB RS – José Albano Volkmer. As arquitetas se formaram no primeiro e no segundo semestre de 2022, respectivamente.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) organiza o prêmio desde 1998. A premiação acontece em duas etapas: as semestrais, em que cada universidade do Rio Grande do Sul, escolhe os 3 (três) melhores trabalhos finais de graduação de cada semestre; e a etapa final, reunindo os trabalhos selecionados em todas as universidades, que resultam em uma premiação e a publicação de todos os trabalhos inscritos na plataforma digital.

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem como objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades, reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Estado.

O trabalho premiado de Janaína Redin é “Rotas (eco)turísticas para o Município de Sobradinho – RS: um instrumento de planejamento da paisagem”. Segundo o parecer do júri, “o trabalho enfrenta o desafio de articular dinâmicas regionais para propor rotas ecoturísticas na escala do município. É um trabalho bastante completo, com metodologia clara, boas análises e representação gráfica primorosa. O resultado é uma estratégia de planejamento que dialoga com questões ambientais e promove a valorização do patrimônio cultural do município”.

Já o projeto apresentado por Ariane Brum Rodrigues tem como título “Preservar, conservar e usufruir: construção de um sistema de espaços livre para a cidade de São Sepé, RS”. O júri, ao definir seu parecer, salientou que o trabalho de Ariane “apresenta uma boa análise da realidade, na escala do município, a fim de propor um conjunto articulado de espaços livres. Analisa e relaciona, de modo bastante interessante, os elementos delimitadores do cinturão verde-azul a um sistema de parques planejados, conseguindo chegar à escala de detalhamento de uma das áreas definidas na proposta”.

Para saber mais sobre o prêmio e os trabalhos vencedores, acesse o site do prêmio.