Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCnano) deposita sua 7ª Patente de invenção junto ao INPI



O Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCnano) depositou, na última terça-feira, dia 30, a sua 7ª patente de invenção, intitulada “Processo de fabricação de materiais cimentícios condutores de eletricidade e uso do material obtido”, sob número BR 10 2024 001875 3.
A presente invenção trata de um material confeccionado a partir da reutilização de resíduos agroindustriais presentes na região sul do Brasil. Estes resíduos em meio ao cimento, e através da técnica criada no LSCnano, possibilitam obter materiais cimentícios condutores de eletricidade, a luz do que se busca pelo mundo em termos de concreto condutor de eletricidade, podendo ser aplicados nas mais diversas áreas de conhecimento. A invenção proposta permite a obtenção de um sólido com propriedades únicas e inéditas em termos de condução elétrica.
Este invento irá gerar um marco na história da eletricidade, pois pode ser aplicado em sistemas com tensões alternadas entre 1 e 500 V.
O próximo passo é a implantação e transferência da tecnologia na forma de projetos de P&D para empresas já interessadas e alinhadas a nova tecnologia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-5389

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes