Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professor do campus de Cachoeira do Sul irá representar a UFSM em encontro internacional

O professor Adjunto em Matemática do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Lucas Tavares Cardoso, foi convidado para apresentar uma palestra no evento internacional “Quantum and Classical Fields Interacting with Geometry”, que será realizado no Instituto Henri Poincaré, em Paris (FR), entre os dias 18 de março e 26 de abril. O encontro é considerado um dos mais prestigiosos eventos da área de Física e Matemática em escala global e congrega pesquisadores laureados com importantes prêmios, como o Nobel de Física e Medalha Fields de Matemática.

Lucas Cardoso, que possui graduação em Física (bacharelado) pela UFSM, mestrado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, e doutorado em Física-matemática pela UFJF, em Minas Gerais, será o único representante brasileiro entre os palestrantes do encontro. Segundo o docente, “a importância desse evento transcende fronteiras acadêmicas e representa uma oportunidade única para contribuir ativamente na resolução de problemas que desafiam a comunidade científica há um considerável período”. Durante o evento, Cardoso terá a oportunidade de apresentar sua pesquisa para um grupo renomado de pesquisadores, podendo assim interagir e também contribuir para avanços científicos. “A participação neste evento fortalecerá significativamente o prestígio e a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria no cenário internacional. A troca de conhecimento e experiências com pesquisadores de destaque mundial certamente terá um impacto positivo no desenvolvimento de projetos e parcerias futuras, elevando o nome de nossa Instituição”, complementa o professor.

Para auxiliar nos custos da viagem, Cardoso lançou uma vaquinha online. Para acessar a página da campanha, clique neste link.

Estudo que começou a ser desenvolvido no Doutorado é tema da palestra do professor

A palestra de Lucas Cardoso terá como título “String-localized quantum field theory – ideas and perspectives”. O tema que será abordado em sua fala começou a ser trabalhado pelo docente ainda em seu Doutorado em Física, quando foi orientado pelo professor alemão Jens Mund. A pesquisa é na área da Teoria Quântica de Campos localizada em cordas (SLQFT), cuja construção rigorosa começou há pouco mais de uma década, e ainda se encontra em franco desenvolvimento. Nesta abordagem, os campos são operadores em algum espaço de Hilbert e, portanto, não há graus de liberdade não físicos, tais como “ghosts”. Além de permitir a construção de campos carregados inteiramente num espaço de Hilbert, os campos com localização em cordas exibem um bom comportamento no regime ultravioleta e, entre outras características, são possíveis candidatos para descreverem consistentemente a matéria escura. Recentemente, foi iniciado o estudo de campos localizados em cordas em espaços-tempo curvos.

Um dos meus principais resultados das pesquisas recentes é a construção do ordenamento temporal geométrico de cordas no espaço tempo, o qual é um ingrediente fundamental no estudo da renormalizabilidade de quaisquer teorias quânticas de campos com localização em cordas. Neste contexto, o docente da UFSM-CS, em colaboração com Dr. Jens Mund e Dr. Joseph Várilly, utilizou a técnica de string chopping para realizar o produto temporalmente ordenado de campos localizados em cordas. Esta técnica está sendo aperfeiçoada por Lucas Cardoso no intuito de resolver problemas de caráter mais geral a nível de interação em Teoria de Campos. A solução deste e outros problemas em SLQFT, pode potencialmente resultar numa teoria que finalmente concilie a Teoria da Relatividade Geral com a Mecânica Quântica, que é indiscutivelmente o problema mais importante da física teórica da atualidade.