Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM deposita mais um patente de invenção de pesquisa desenvolvida pelo LSCNano



A UFSM depositou na última sexta-feira, dia 1 de março, mais uma patente de invenção, intitulada “Composição polimérica condutora de eletricidade à base de nanoestruturas”, sob número BR 10 2024 004159 3. A patente é resultado de uma pesquisa coordenada pelo professor Jocenir Boita em colaboração com a discente Maria Cecília Caldeira Vieira e o egresso Gabriel Martins Franco, ambos do curso de Engenharia Elétrica, realizada pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCnano), do campus da UFSM em Cachoeira do Sul.
A invenção pertence ao campo dos polímeros. Mais especificamente, o invento apresenta nanopartículas obtidas através de composições poliméricas. A presente invenção trata-se de materiais poliméricos condutores de eletricidade e pode ser utilizado para as mais variadas aplicações industriais onde envolve condução de eletricidade na área de eletrônica. A tecnologia apresentada cria uma possibilidade a mais além do uso de trilhas de cobre em placas de circuito impresso. Como um dos efeitos técnicos, a tecnologia descrita não necessita da utilização do material cobre massivo para a confecção do circuito, geralmente utilizadas em eletrônica. A placa utilizada nesta tecnologia comparada às placas de circuito impresso pode ser confeccionada em impressora 3D, substituindo o uso de placas de circuito a base de fibra de vidro ou fenolite, por exemplo. A tecnologia pretendida corresponde ao uso de uma ampla gama de materiais poliméricos os quais são dopados com nanoestruturas metálicas de cobre (Cu), ferro (Fe) ou ferro-cobre (Fe-Cu).
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-5416

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes