Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professor da UFSM-CS participa de organização de Manual de Máquinas Agrícolas

O projeto prevê o lançamento de mais um volume até o início de 2025

O professor do curso de Engenharia Agrícola do campus da UFSM em Cachoeira do Sul Tiago Rodrigo Francetto faz parte do projeto que acaba de lançar o livro “Manual de Máquinas Agrícolas – Volume I”, pela Editora Funep. O professor é responsável pela edição e autoria do material, junto aos professores Rouverson Pereira da Silva (UNESP) e Lucas Augusto da Silva Gírio (UFRGS).

O projeto é uma colaboração voluntária entre vários docentes de universidades públicas e privadas do país e do exterior, em parceria com a indústria de máquinas agrícolas brasileira, visando promover o acesso ao conhecimento técnico-científico. Toda a renda gerada pela venda dos exemplares será destinada exclusivamente aos custos do projeto, sendo que as universidades dos autores receberão gratuitamente 5 exemplares de cada volume. Ao todo, neste primeiro volume, estão envolvidos 22 professores autores, 14 instituições de ensino e 14 empresas apoiadoras. Do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, dois docentes, além do professor Tiago, participaram desta edição do livro: o prof. Paulo Ademar Avelar Ferreira e o prof. Alfran Tellechea Martini, ambos do curso de Engenharia Agrícola, atuaram respectivamente como co-autor de um capítulo e autor de outro capítulo.

Segundo o professor Tiago Francetto, a ideia de fazer o livro surgiu a partir da necessidade de uma problemática antiga, que é a falta de informação técnica acessível para os alunos dos cursos principalmente de Engenharia Agrícola. “Até então toda literatura que tínhamos nessa área era apenas em livros internacionais, pois as obras nacionais disponíveis, não eram atualizadas, ou seja, muitas das tecnologias utilizadas atualmente naquela época nem existiam e os conteúdos da internet eram confusos sem muita qualidade das informações”, destacou.

O Volume II abordará máquinas para colheita mecanizada e está previsto para ser lançado entre final de 2024 e início de 2025. Além do lançamento de livros físicos, que devem ser disponibilizados nas bibliotecas das universidades e empresas parceiras, o projeto ainda prevê o lançamento dos livros em formato digital, com mídias de áudio, vídeo e hiperlinks, além de versões em inglês e espanhol.

Para saber mais sobre o “Manual de Máquinas Agrícolas – Volume I”, acesse o site da Funep.