Na última quarta-feira, dia 07 de agosto, o diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Anderson Dal Molin, e o coordenador Administrativo, Júlio Modesto, estiveram em um encontro com o empresário Pedro Henrique Brair, fundador da rede de Farmácias São João. Na oportunidade, que aconteceu durante o Cacisc Meio-dia, na Fenarroz, o empresário se comprometeu em financiar pelo menos 50% dos custos para a execução do projeto de revitalização da Estrada da Ferreira. O apoio ao projeto virá através do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS) que foi criado para promover parcerias que agilizem projetos de infraestrutura rodoviária. O PIAA/RS estimula empresas e cooperativas a executar obras de pavimentação de estradas estaduais. O empresário Pedro Brair salientou que é muito importante a participação da comunidade cachoeirense para captar o restante do recurso necessário para a obra.
O projeto de revitalização da Estrada da Ferreira foi desenvolvido pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM-CS, no qual foi realizado um estudo para revitalizar a VRS-809. Este estudo foi encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) no início de 2023, se tornando um projeto do DAER em junho deste mesmo ano. O projeto criado prevê a execução de acostamento, ciclovia, calçadas e iluminação, desde a rótula do Clube Comercial até o Aeroclube de Cachoeira do Sul.
Ainda nesta semana, a direção da UFSM-CS se encontrará com o Diretor do DAER para dar prosseguimento na execução do projeto e já está organizando futuras reuniões com a comissão Pró-UFSM, para mobilizar a captação do restante do recurso. Segundo o diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, esta revitalização, além de importante para o campus, também é essencial para toda comunidade, pois trará uma maior segurança para todos que utilizam a via, além das questões de saúde e bem-estar que a ciclovia e calçadas proporcionarão.